Pradozem de Passo Fundo faz proposta em leilão para compra da unidade da CESA de Cachoeira

A unidade de Cachoeira do Sul da Companhia Estadual de Silos e Armazéns (Cesa) poderá ser  arrematada em leilão pela  indústria beneficiadora, transportadora e armazenadora de grãos Pradozem, de Passo Fundo, que apresentou proposta de R$ 5,2 milhões e deve ter aquisição homologada para que os valores sejam destinados aos cofres do governo do Estado.

No entanto a concretização do negócio, depende dos licenciamentos ambientais para usar os silos com o armazenamento de grãos que serão encaminhados pela CESA para a FEPAM. Caso seja aprovado a compra será concretizada.

No mês passado, a Pradozem já havia arrematado a Cesa Bagé por R$ 2,7 milhões. Assim que foram adquiridos, os seis silos e o armazém graneleiro da unidade começaram a receber melhorias.  Hoje, a empresa  tem unidades de armazenagem em Passo Fundo e Rio Grande, com capacidade total de 600 mil toneladas.

A expectativa é que a unidade de Bagé esteja totalmente renovada até outubro. Entre julho e agosto, porém, os primeiros espaços de armazenagem já poderão recomeçar a ser utilizados, segundo a empresa. O local receberá além de soja, trigo e milho, também cevada, cultura que cresce na região de Passo Fundo com a demanda da maltaria da cidade.

Ainda não há informações sobre a utilização da Cesa Cachoeira do Sul, que historicamente apresenta problemas de logística, principalmente para a saída de caminhões, por se situar no Centro e as vias centrais não comportarem o tráfego de veículos pesados. Segundo informações a intenção da empresa é utilizar a Volta da Charqueada com acesso pela Rua Conde de Porto Alegre para escoar os produtos armazenados, mas para isso, a a Ponte do Amorin necessita ser reformada.

A unidade tem capacidade estática para receber até 68,5 mil toneladas de grãos, sendo a segunda maior do Estado.