Reforma da Previdência está se impondo e independente do partido, diz Ministro da Economia Guedes

O ministro Paulo Guedes (Economia) disse, nesta quarta-feira (3), que a necessidade de ajustes no sistema para controlar os gastos previdenciários “está se impondo” e é um problema que terá que ser resolvido independente do partido que estiver no governo.

“Tenha a coloração [política] que tiver, o país que for, o sistema de repartição está condenado”, afirmou o ministro em audiência pública na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara.

Em fevereiro, o presidente Jair Bolsonaro encaminhou uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para alterar as regras de aposentadorias. A CCJ é a primeira etapa para aprovação do texto no Congresso.

O governo propôs a troca para o regime de capitalização -cada trabalhador é responsável fazer a própria poupança para bancar a aposentadoria.

A deputados, o ministro declarou que estudou nove propostas alterativas para, então, formular a proposta de reforma da Previdência apresentada ao Congresso.

Ele também contestou o perfil do gasto público do Brasil -despesas com Previdência são dez vezes maiores que os desembolsos para educação.

“Antes de a população brasileira envelhecer, a Previdência, no formato atual, já está condenada. Essa dimensão fiscal é incontornável”.