Estação Outono que começa promete ondas de frio e chuva

 O verão  se despediu com mudança no tempo. Logo de cara, o outono chega marcado por uma frente fria que promete uma queda significativa na temperatura em todo o Estado. Considerado um período de transição entre o verão e o inverno, o outono começou  oficialmente, às 18h58min de quarta-feira (20), em todo o Hemisfério Sul.

Já na quinta (21), o Rio Grande do Sul recebe a primeira onda de frio da nova estação. Municípios como Bagé, na Campanha, e Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, devem ter mínima de 9°C. Contudo, a tendência para esse período transitório, que acaba às 12h54min de 21 de junho, é de episódios de frio mais espaçados.

— Serão ondas de frio mais pontuais, decorrentes de entradas de frentes frias. Quando elas saírem, a temperatura volta a subir — diz Adriana Iwashita, meteorologista da Somar Meteorologia.

Embora haja previsão de frio mais intenso em meados de maio, a estação deve registrar temperaturas acima da média neste ano, conforme relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Além das temperaturas mais amenas, o outono deve ser marcado pela chuva cima da média. No ano passado, sob influência do fenômeno La Niña, as precipitações foram escassas.

— Neste ano, temos o El Nino. Com isso, prevemos mais chuva em todo o Rio Grande do Sul — explica Adriana.

Conforme o boletim do Inmet, a porção oeste de toda a Região Sul deve ser uma das mais afetadas. Isso ocorre em razão do aquecimento oceânico na costa argentina e do sudeste brasileiro, favorecendo condições de instabilidade atmosférica e, por conseguinte, mais precipitações.

 

fonte Gaúcha/ZH