Dada a largada para a edição 2019 do Programa de Aprendizagem Profissional Rural

Nesta semana iniciaram as atividades do curso “Empreendedorismo em Agricultura Polivalente – Gestão Rural” do Programa de Aprendizagem Profissional Rural do Instituto Crescer Legal. São sete novas turmas, das quais estão participando cerca de 140 filhos de produtores e trabalhadores rurais. Os jovens são contratados conforme a Lei da Aprendizagem para participarem da formação, que é oferecida em locais próximos das localidades onde vivem com suas famílias.

O dia 6 de março foi de início das atividades em Boqueirão do Leão, com turma na Escola Municipal Marino da Silva Gravina, em Alto Boqueirão; Herveiras, na Escola Municipal General Osório, localidade de Herval São João; Passo do Sobrado, na Secretaria Municipal de Educação; Sinimbu, na Escola Municipal Nossa Senhora da Glória; Vale do Sol, na Escola Municipal Felipe dos Santos, em Rio Pardense; e em Vera Cruz, na Escola Estadual Walter Dreyer, em Vila Ferraz. E no dia 7, foram recebidos os jovens aprendizes de Cerro Branco, com atividades na Escola Municipal Augusto Schütz, na localidade de Arroio Bonito.

Esta é a terceira edição do curso, que já é exemplo pelo pioneirismo de aplicar a Lei da Aprendizagem em favor dos jovens rurais. Conforme o diretor presidente do Instituto Crescer Legal, Iro Schünke, os adolescentes são contratados como aprendizes pelas empresas de tabaco associadas ao Instituto. “Assim, recebem vantagens como salário proporcional a 20 horas semanais, além de acesso via transporte escolar dos municípios parceiros, alimentação na escola, material didático, uniforme e certificação como gestores rurais”, explica. No entanto, nenhum trabalho é realizado na empresa, pois todas as atividades teóricas e práticas são conduzidas pelo Instituto, seja presencialmente no espaço de formação, ou em atividades de pesquisa, vivências técnicas e comunitárias. “Investimos nos adolescentes rurais para que tenham oportunidade de construir seu futuro e fiquem longe das práticas de trabalho infantil”, completa o executivo.

E a coordenadora do Instituto, Nádia Fengler Solf, acrescenta que o Programa de Aprendizagem é implementado de forma articulada com a família, a escola e a comunidade do aprendiz, de forma que os jovens reconheçam sua identidade e se sintam integrados às suas comunidades e ao mundo. “Contamos com parceiros locais e regionais que possuem papel fundamental na oferta de espaço físico, alimentação e logística de transporte, firmando termos de parceria e colaboração com os municípios”, diz, referindo-se às prefeituras, através das Secretarias Municipais de Educação, e ao Estado, pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação. Esta é a terceira edição do curso do Programa de Aprendizagem. As cinco primeiras turmas iniciaram as atividades em 2016 concluíram o curso em 2017 (84 formandos). E em 2018, 120 adolescentes de sete turmas receberam seus certificados.

FORMAÇÃO CONTINUADA – Com projeto pedagógico criado especialmente para o Programa de Aprendizagem Profissional Rural, há capacitação permanente dos educadores. Em janeiro e fevereiro, houve treinamentos com consultores externos e encontros de planejamento, com atualização direcionada aos temas dos cinco eixos curriculares: estudo e análise das propriedades rurais; diagnóstico do município e da região com estudo dos arranjos produtivos locais; mapeamento de parcerias e alianças estratégicas; desenvolvimento de trabalhos em grupo envolvendo as famílias e a comunidade; e criação e estudo de viabilidade de um produto.