Leptospirose: aumentam casos em Santa Cruz do Sul

Um grupo de adolescentes foi contaminado com leptospirose em um açude de Santa Cruz do Sul na primeira semana de fevereiro e a situação resultou em novas confirmações da doença. Somente em 2019, já são 14 casos diagnosticados – sendo oito dos adolescentes. O número foi divulgado nesta sexta-feira, 8, pela Secretaria de Saúde de Santa Cruz, que informou que outros três casos ainda são analisados, sendo um deles um adolescente do grupo contaminado.

Somente neste ano, já foram 31 suspeitas de leptospirose e dez casos descartados. Dos 14 diagnósticos positivos da doença, oito são dos adolescentes, que teriam contraído a doença quando invadiram uma propriedade privada para tomar banho no açude, no Bairro Monte Verde.

Nós tivemos mais ou menos 20 adolescentes que tiveram contato com o açude. Eles passaram a apresentar sintomas e muitos deles tiveram de ser internados no Hospital Santa Cruz, inclusive um que foi parar na UTI.  Após a análise da coleta do material, nós recebemos a confirmação de que esses adolescentes tinham contraído leptospirose através deste contato com a água”, explicou o secretário de Saúde, Régis de Oliveira Júnior.

Logo após a confirmação, a secretaria emitiu um alerta aos moradores do bairro e foram solicitadas coletas e análises em três pontos do Monte Verde. “A análise, em um laboratório de Lajeado, constatou a não presença de bactérias leptospiras nesta água”, explicou Régis. A suspeita da secretaria é de que as chuvas que aconteceram após a contaminação possam ter diluído as bactérias. “Portanto, não temos como afirmar com 100% de certeza que esses adolescentes foram contaminados neste açude.”

O caso reacendeu o alerta à população. “A leptospirose é transmitida pela urina do rato, especialmente em dias de chuva. Por isso, recomendamos que as pessoas evitem contato com lagos, rios, terrenos baldios e até com lama, principalmente nestes dias mais chuvosos”, comentou o secretário. “É preciso que a população tenha cuidado.”

De 2009 a 2019, este é o mês de fevereiro com o maior número de diagnósticos: dez. No total, o ano com mais casos confirmados foi 2001, com 28 casos (de janeiro a dezembro). No período divulgado (2009-2019), foram 215 confirmações em Santa Cruz do Sul.

Números*:

2009 – 24
2010 – 24
2011 – 28
2012 – 20
2013 – 27
2014 – 14
2015 – 13
2016 – 13
2017 – 15
2018 – 23
2019 (somente janeiro e fevereiro) – 14

Fonte: Secretaria de Saúde
*Número total de casos de janeiro a dezembro, com exceção de 2019.

 

Contágio

O contato com a água parada é a principal forma de transmissão da leptospirose. O contágio, porém, não é simples. Para a doença ser contraída, a leptospira – bactéria que causa a doença – precisa penetrar no corpo pela pele, principalmente por meio de ferimentos ou até arranhões.

Sintomas

– Dores musculares e de cabeça;
– Mal-estar;
– Vômito;
– Falta de apetite;
– Urina escura;
– Pele amarelada.

fonte Portal GAZ