Diocese de Cachoeira lança nesta quarta-feira,Campanha da Fraternidade 2019 tem como tema ‘Fraternidade e Políticas Públicas’

Nesta quarta-feira (6) será lançada na diocese de Cachoeira e no Brasil a Campanha da Fraternidade 2019, que terá como tema “Fraternidade e Políticas Públicas”. A campanha, organizada pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos), vem acompanhada pelo lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

O objetivo desta campanha é “estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade”.

Para o administrador da Diocese de Cachoeira, Monsenhor Elcy Aroboite a  campanha reassalta, um momento de reflexão e sensibilização. “Neste ano vamos aprofundar o tema Fraternidade e Políticas Públicas que é um aprofundamento e prolongamento da campanha de 2018 que abordou a questão da superação da violência. Neste ano queremos tratar das políticas públicas: do idoso, da educação, da moradia, da saúde, da agricultura, do lazer, enfim continuamos a buscar no Evangelho de Jesus luzes e critérios para promover mudanças e conversão, e justamente o auge da Campanha da Fraternidade é no tempo quaresmal, que é um tempo de conversão para a alegria e o triunfo da Páscoa”, explica.

O QUE SÃO POLÍTICAS PÚBLICAS?

O Texto-Base define política pública como “o cuidado do todo realizado pelo Governo ou pelo Estado. São aquelas ações discutidas, decididas, programadas e executadas em favor de todos os membros da sociedade. São ações de governo ou ações do Estado. De governo, porque ligadas a um determinado executor, portanto, é temporário. De Estado quando são ações permanentes, ligadas à educação, à saúde, à segurança pública, ao saneamento básico, à ecologia e outros. Elas visam especialmente as pessoas que são empurradas para as margens da sociedade e até excluídas”

O texto explicita ainda que política pública não é somente a ação do governo, “mas também a relação entre as instituições e os diversos atores, sejam individuais, sejam coletivos, envolvidos na solução de um determinado problema e, para isso, utilizam alguns princípios, critérios e procedimentos que podem resultar em ações, projetos ou programas para garantir os direitos e deveres previstos na Constituição Federal e em outras leis”.

 

TIPOS DE POLÍTICA PÚBLICA

Pertencem aos tipos de política pública as políticas sociais, como a política pública de saúde, da educação, da habitação, da Previdência Social, dentre outras. Além disso, as políticas públicas fiscais, monetárias, cambiais, industriais e comerciais pertencem ao grupo das políticas públicas macroeconômicas e há, ainda, um tipo de política pública administrativa, que engloba as ações para a democracia, descentralização das tomadas de decisões e a própria participação social. E, por fim, existem as políticas públicas específicas, como as do meio ambiente, as da cultura, as agrárias, as dos direitos humanos, as das mulheres, as dos negros, as dos jovens, dentre outras.

A campanha será apresentada nesta quarta-feira de cinzas (6) em missa as 18h30 na Paróquias da Diocese