Governador vai ao Cpers e amplia entendimento com professores estaduais

Na agenda de diálogos com o funcionalismo iniciada nesta quarta-feira (6),  o governador Eduardo Leite se reuniu, à tarde, com a presidente do Cpers/Sindicato, Helenir Schürer, e dirigentes da entidade que representa cerca de 80 mil trabalhadores da rede estadual de educação.

Com a finalidade de ampliar o diálogo entre governo e professores, o encontro ocorreu na sede do sindicato na capital. Também participaram o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior, o chefe da Casa Civil, Otomar Vivian, e o secretário da Educação, Faisal Karam.

“O nosso gesto de vir ao sindicato, que é um dos mais atuantes do estado, expressa a nossa vontade e a importância de estabelecer um diálogo com quem presta um serviço essencial ao RS. Poderemos convergir e divergir. Nosso objetivo não é anular as diferenças, mas avançar a partir dos debates”, afirmou Leite.

Embora tenha citado temas que entrarão na pauta do governo em breve, como a revisão do plano de carreira do funcionalismo e o piso do magistério, esse não foi o motivo da reunião. “Viemos quebrar o gelo. A partir de agora, faremos reuniões temáticas, com secretários e técnicos conforme cada pauta, para discutir questões fundamentais para os servidores e toda a população”, acrescentou.

Helenir agradeceu a presença do governador e dos secretários e destacou a
disponibilidade ao diálogo. “Sabemos que não concordaremos em tudo, mas agradecemos pela disposição em nos ouvir. Queremos participar das decisões que impactam a nós e ao nosso trabalho. E o senhor pode esperar da gente transparência e honestidade nas negociações”, afirmou a presidente do sindicato.