Fies 2019: inscrições abrem nesta quinta-feira

As inscrições para a edição do primeiro semestre de 2019 no  Fundo de Financiamento Estudantil começam nesta quinta-feira (7) e vão até 14 de fevereiro.

Após mudanças feitas no programa, o financiamento conta com duas modalidades. A primeira oferece vagas com juros zero para estudantes com renda familiar mensal per capita de até três salários mínimos, além de possibilitar que as prestações comecem a ser pagas respeitando o limite de renda . Já a outra modalidade, chamada de P-Fies, foi criada para estudantes que tenham renda familiar mensal de até cinco salários mínimos por pessoa.

O resultado será divulgado em 25 de fevereiro.  Caso o candidato tenha sido pré-selecionado na modalidade P-Fies, deverá comparecer na instituição de ensino para validação das informações da inscrição. Na modalidade Fies, deverá complementar a inscrição no site entre de 26 de fevereiro e 7 de março.

Requisitos de participação

Para participar, o estudante precisa, além de atender os requisitos financeiros de uma das modalidades, ter participado do Enem em qualquer uma das edições a partir 2010, ter obtido, no mínimo, 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação.

Como se inscrever

Para se inscrever o aluno deverá realizar um cadastro neste site, onde informará CPF e data de nascimento. No momento da inscrição, também será solicitado os dados de desempenho no Enem e informações pessoais e sobre a renda familiar. Depois, o candidato deverá escolher a modalidade desejada e até três opções de curso.

Nota de corte

A nota de corte é calculada com base no desempenho dos inscritos no Enem e no número de vagas disponíveis. A pontuação parcial de cada curso será divulgada diariamente, possibilitando que o aluno mude a opção de curso desejado até 28 de fevereiro.

Critérios de seleção

Além da renda familiar e da nota no Enem, há outros critérios para selecionar os candidatos. Têm prioridade aqueles que:

  • Não tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil
  • Não tenham concluído o Ensino Superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado
  • Já tenham concluído o Ensino Superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil
  • Já tenham concluído o Ensino Superior com beneficio do financiamento estudantil e o tenham quitado