Rodovias da região deixam de ter controladores de velocidades

Quem passa por trechos das BRs 287 (Santa Maria), 290 (Caçapava do Sul) e 392 (São Sepé) já observa a ausência de controladores de velocidade. Isso se dá desde o dia 14 de janeiro em função de ter se encerrado o contrato entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Eliseu Kopp e Cia., empresa que era responsável pela manutenção dos equipamentos.

Na BR-287, em Santa Maria, o aparelho retirado fica próximo do acesso ao bairro Tancredo Neves. Já na BR-290, em Caçapava do Sul, a remoção se deu na Vila Progresso. E na BR-392, em São Sepé, em uma das entradas da localidade de Cerrito do Ouro.

O contrato tinha sido firmado ainda em 2010 no formato de comodato. Ou seja, os pardais foram instalados e eram de propriedade da própria empresa que havia vencido a concessão por meio de processo licitatório.

Desde a última quinta-feira (31), a Kopp deu início à retirada dos equipamentos, que deverá restituir a faixa de domínio às suas condições originais no prazo máximo de até 30 dias, a contar da data de encerramento do contrato.

O Dnit informou à reportagem que um novo contrato, com validade por cinco anos, já foi firmado com a Fotosensores Tecnologia Eletrônica Ltda., empresa que ficará responsável por instalar novos equipamentos de controle eletrônico de velocidade nos locais em que já existiam os pardais. O contrato ainda prevê que, ao longo deste ano, aparelhos sejam instalados em novos locais.

Ao final do contrato, os equipamentos de controle eletrônico de velocidade serão retirados pela empresa.