Cachoeira do Sul irá sediar em abril, II Abertura Oficial da Colheita da Noz Pecã e Simpósio Sul Americano

II SIMPÓSIO SUL-AMERICANO DA NOZ-PECà e II ABERTURA OFICIAL DA COLHEITA DA NOZ-PECàserão realizados no período de 11 a 12 de abril de 2019, em Cachoeira do Sul . O público-alvo são produtores rurais, empresários, técnicos, comerciantes, industriais, extensionistas, estudantes e pesquisadores. A Realização do evento em Cachoeira, ficou acertada durante reunião da Câmara Setorial realizada em junho último durante a Fenarroz.

 No dia 11 a programação prevê palestras e painéis com especialistas da América do Sul e América do Norte, com debates sobre o cenário atual e tendências de mercado, além de palestras sobre técnicas de produção junto ao auditório da Ulbra.Também haverá uma mostra de trabalhos científicos, pela primeira vez, especificamente para Nogueira-Pecã.

No dia 12 de abril está previsto um Dia de Campo com várias estações onde o público poderá ver novidades e recomendações técnicas para a cultura junto a Pecanita na Br 153. Na sequencia será realizada a Abertura Oficial da Colheita da Noz-Pecã, com a presença de autoridades estaduais. O evento tem como objetivo de fortalecer o cultivo da nogueira-pecã como alternativa de diversificação produtiva e geração de renda para agricultura brasileira, por meio de apresentações, debates e intercâmbio de informações sobre os principais fatores que limitam a produtividade e qualidade, bem como as perspectivas da produção e comercialização do noz-pecã na America do Sul e no Mundo. Os participantes terão a oportunidade de presenciar e interagir com os diferentes segmentos da produção, as novidades e tecnologias para melhoria da produção e da qualidade do noz-pecã numa aproximação entre os elos da Cadeia Produtiva da Noz Pecã, que participam de modo direto e ou indireto no fornecimento de insumos, produção industrialização e comércio. Além disso, o evento oportunizará a apresentação de trabalhos científicos que serão publicados em anais.

Promoção:

SEAPI – Câmara Setorial – PRÓ-PECÃ

SDR – EMATER/RS-ASCAR

INTA – Argentina

INIA – Uruguai

Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul

EMBRAPA Clima Temperado

Apoio: Pecanita, Divinut, Paralelo 30, Pecanobre, Pitol, Skyllo Nozes, UFRGS, UFPEL, UFSM, UERGS, ULBRA, IRGA,  IBPE-Instituto Brasileiro de Pecanicultura, Cluster del Pecán-Argentina, Cappecan – Cámara Argentina de Productores de Pecan, APPU- Asociación de Productores de Nuez Pecán del Uruguay.