Irga realiza Dia de Campo da Região Central nesta quinta-feira

Edição passada reuniu mais de mil visitantes na Barragem do Capané, em Cachoeira do Sul – Foto: Robispierre Giuliani

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove nesta quinta-feira (24) a quarta edição do Dia de Campo da Região Central, o evento ocorre no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Este é o primeiro ano em parceria com a UFSM e o Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado (GPAi) da universidade. Além disso, o evento conta com o tradicional apoio do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul.

A edição deste ano tem como tema “Manejos de Arroz e Soja em Terras Baixas”. O evento é aberto ao público (produtores de arroz, pecuaristas, sojicultores, estudantes, técnicos), as inscrições gratuitas serão realizadas no local, das 7 às 10 horas. Os organizadores solicitam de forma voluntária que cada participante leve um quilo de alimento não-perecível. Os mantimentos arrecadados serão destinados para uma instituição (ainda a ser definida) do município.

Serão cinco estações técnicas e cinco oficinas no campo. Pela manhã, o roteiro engloba as estações que oportunizam aos visitantes informações sobre cada tema abordado. São elas:

“Manejo de Plantas Daninhas” – Abordará a problemática da resistência e possibilidades para minimizar o problema. Apresentadores: engenheiro agrônomo e pesquisador do Irga Paulo Massoni e o professor da UFSM Sylvio Henrique Bidel Dornelles.

“Semeadura Direta em Arroz e Soja” – Demonstrará alternativas para a redução de custos, com foco no preparo do solo. Apresentadores: engenheira agrônoma e pesquisadora do Irga Mara Grohs e o mestrando do GPAi Gabriel Donato.

“Soja: Aspectos Físicos e Químicos do Solo” – Mostrará os principais pontos de manejo de soja em Terras Baixas com destaque para os aspectos físicos e químicos do solo. Haverá no campo parcelas com diferentes tratamentos quanto a mecanismos rompedores de solo utilizados. Apresentadores: engenheiro agrônomo e extensionista do Irga Luiz Fernando Siqueira e o professor da UFSM Enio Marchesan.

“Manejo de Cultivares de Arroz” – Apresentará, conforme pesquisas realizadas, o correto manejo para as principais cultivares de arroz disponíveis no mercado (incluindo o lançamento IRGA 431 CL). Apresentadores: engenheiro agrônomo e extensionista do Irga Pablo Mazzuco Souza e a engenheira agrônoma e pesquisadora do Irga Gabriela de Magalhães da Fonseca.

“Qualidade de Sementes” – Exibirá a importância da qualidade das sementes para a obtenção de altos rendimentos na lavoura. Apresentadores: Equipe de Sementes da Estação Experimental do Arroz (EEA) do Irga.

Ao meio-dia haverá almoço, com o tradicional carreteiro do Irga e feijão, além de sobremesa arroz de leite, todos preparados pela equipe gastronômica da autarquia.

Pela tarde, o roteiro inclui as oficinas técnicas que permitem ao público se aprofundar sobre os temas vistos nas estações. As oficinas possuem abordagem mais prática. São elas: Plantas Daninhas: Identificação, Fitotoxidade e Tecnologia de Aplicação; Sistemas de Produção: Depoimentos de Produtores; Soja em Terras Baixas: Depoimentos de Produtores; Manejo de Nitrogênio em Arroz e Culinária a Base de Arroz (Provarroz).

Para o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, responsável pela Coordenadoria Regional da Depressão Central do Irga, o evento oportuniza aos agricultores a troca de conhecimento técnico e experiências, além de apresentar tecnologias e manejos adequados com foco no aumento da produtividade e rentabilidade.

“A expectativa de público para este ano é maior, em torno de 1.200 pessoas. Teremos duas oficinas com depoimentos de produtores, a participação do orizicultor é muito importante deixando mais próximo da realidade do dia a dia da lavoura, além de enriquecer os conteúdos trabalhados”, completa Hamann.

Estão sendo organizadas excursões para sair de todos os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da Região Central. Mais informações pelo telefone (51) 3722-3411.

 

Por   Taís Forgearini  /assessoria-comunicacao@irga.rs.gov.br  (51) 3288-0423