Nivel do Rio Jacuí sobe e atinge região da Praia Nova

O Rio Jacuí em Cachoeira do Sul devido às últimas chuvas alaga a região da Praia Nova. A inundação atinge os bares e áreas próximas ao Bairro Cristo, o que deixa a Defesa Civil municipal em alerta. O rio está 19,28 metros, ou seja, 1,28 metros acima de sua marca normal. Além das chuva em áreas de seus afluentes, como o Rio Vacacaí, também contribui para a cheia do Jacuí, a abertura das comportas da Barragem de Dona Francisca.

Segundo o Climatempo, a previsão é de chuva até sexta-feira (18), com uma média diária de 30mm e com temperaturas na casa dos 30ºC. Para esta terça-feira (15), estão previstos 20mm (pancadas em pontos isolados).

Na noite desta segunda-feira (14) a chuva foi forte na região da Barragem do Capané e também na Mineração, conforme informações de produtores rurais.

NO ESTADO

Diminuiu de 16 para 15 o número de cidades afetadas pela forte chuva que atinge o interior do Rio Grande do Sul desde a semana passada. Segundo a Defesa Civil, o município de Santana da Boa Vista saiu da lista dos pontos prejudicados pelo mau tempo.

Alegrete, Bagé, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, São Borja, São Gabriel, São Francisco de Assis e Uruguaiana declararam situação de emergência. Barra do Quaraí, Barracão, Jaguari, Pedro Osório também estão entre municípios atingidos.

Conforme o boletim divulgado nesta segunda-feira, caiu de 5.075 para 4.983 o número de pessoas que estão fora de casa, sendo 3.391 desalojados e 1.592 desabrigados. A maioria está em Alegrete, que tem 2.940 pessoas desalojadas e 1.369 pessoas desabrigadas, alocadas no Ginásio Osvaldo Aranha e no Parque de Exposição.