Cinema Solar em Cachoeira do Sul nesta sexta-feira

O Cinesolar chega em Cachoeira do Sul. A apresentação do filme Fala sério, mãe! ocorre NESTA SEXTA-FEIRA, 30, às 20h na Escola de Ensino Fundamental Dinah Neri Pereira

O Instituto CPFL, plataforma de investimento social da CPFL Energia, completa este ano 15 anos de atividades, com o objetivo de integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. Através do Circuito CPFL, o Instituto CPFL realiza até o fim de 2018 atividades gratuitas em cerca de 100 municípios de cinco estados, alcançando um público presencial estimado de 60 mil pessoas. Os eventos, como o Cinesolar, são patrocinados pela CPFL Energia com base em leis de incentivo.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares com autonomia de mais de 20 horas, que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público e telão com metragem de 200 polegadas (que são levados para fora para a montagem da “sala de cinema”), além de sistema de projeção e até um EcoVJ.

Quando a equipe do Cinesolar chega às cidades tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas, principalmente em regiões “carentes”, como comunidades, aldeias indígenas e até mesmo cidades que não têm energia elétrica.  Muitos destes municípios não contam com cinema e diversos espectadores tiveram a primeira experiência com a sétima arte através do Cinesolar. De certa forma, o projeto tem um certo ar que remete a filmes como “Bye Bye, Brasil” e “Cinema Paradiso”.

Durante os eventos acontece também a Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

         “O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, afirma Cynthia Alário, idealizadora do Cinesolar e diretora da Brazucah Produções.

É a quarta vez que a CPFL apoia um circuito do Cinesolar, a primeira delas em 2014.   O Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL que em 2018 completa 15 anos de atividades com a missão de integrar os programas culturais, sociais e esportivos da companhia em uma única rede, transformando por meio do conhecimento as comunidades onde atua. “Com filmes de alta qualidade, exibidos gratuitamente por onde passa, o projeto Cinesolar é um dos muitos programas alinhados com os princípios do Instituto CPFL de levar a diversos públicos, através do Circuito CPFL, o que há de melhor nas manifestações artísticas e culturais do país”, diz Mario Mazzilli, diretor  do Instituto CPFL

O Cinesolar é realizado através da Lei Rouanet, tem o patrocínio pela CPFL Energia, parceria Instituto CPFL, RGE, Associação Cultural Simbora, Semearte Productil, realização Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Cachoeira do Sul 
30/11 | sex | 20h
filme | Fala sério, mãe!

Endereço – Escola de Ensino Fundamental Dinah Neri Pereira