Vigilância divulga nesta sexta-feira índices de infestação do Aedes aegypti no RS

A Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), divulga em coletiva à imprensa nesta sexta-feira (30), às 10h, os dados do último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA). O secretário Francisco Paz fará a apresentação dos números na sala de monitoramento da SES . A atividade marca o Dia D de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, fechando a Semana Nacional de Combate ao Aedes.

O método foi aplicado em 309 municípios do estado e, com base nas informações coletadas, os gestores podem identificar os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito, bem como o tipo de depósito onde as larvas foram encontradas. O objetivo é que, com a realização do levantamento, os municípios tenham melhores condições de fazer o planejamento das ações de combate e controle do vetor.

De acordo com o percentual de imóveis vistoriados onde foram encontrados focos de larvas do inseto, os municípios tiveram seus índices classificados como satisfatório (abaixo de 1%), de alerta (entre 1% e 3,9%) ou como risco alto de surto (acima de 3,9%). Os dados reforçam as ações de combate ao mosquito nesta época do ano, já que o Aedes tem sua circulação intensificada no verão, em virtude da combinação da temperatura mais quente e chuvas.