Junta Digital fecha parceria e oferece certificação online em todo o estado

A partir de 1º de dezembro, o acesso à certificação digital pela Junta Digital estará disponível em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Desta forma, 100% dos registros de regulamentação de empresas passam a ser feitos de forma digital. A implantação do sistema online, que automatiza os serviços da Junta Comercial, Industrial e Serviços foi divulgada, nesta quarta-feira (28), no Palácio Piratini, com a assinatura de termo com o Banrisul que garante a emissão e fornecimento de certificados digitais. Até o momento, os procedimentos por meio digital estavam disponíveis apenas para Porto Alegre.

A medida deve trazer maior agilidade, facilidade e segurança aos processos de registro mercantil, diminuindo custos e redução de espaço para armazenamento de dados. A Junta Digital junto à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (RedeSimples) faz parte de um projeto chamado Junta Sem Papel. São 28 milhões de documentos digitalizados, sendo que 18 milhões foram em parceria com o Sebrae e 10 milhões digitalizados internamente. Os documentos antigos, que são considerados mais custosos no manuseio para o processo digital somam dois milhões, que devem ser digitalizados nos próximos meses.

“A Junta Digital já opera 100% no meio digital em Porto Alegre desde 1º de julho. E, agora, o processo vai estar em todos os outros municípios. O Rio Grande fez seu dever de casa e está cumprindo seu papel de mexer e mudar a cultura administrativa do Estado com soluções de problemas estruturais encaminhados”, afirmou o governador José Ivo Sartori.

“Estávamos no 26º lugar no ranking da Receita Federal, hoje, somos o primeiro colocado pela estruturação, organização e parte técnica implantada na Junta. Hoje, do seu escritório, você digitaliza e encaminha seu documento pelo computador para nós, que continuamos o processo todo pela internet”, ressaltou o presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviço do RS, Itacir Amauri Flores.

Para a secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Susana Kakuta, otimizar recursos com transparência é fundamental. “Nesse momento de crise, a Junta é estratégica porque ela representa o primeiro passo de cidadania empresarial e esse ato é a nossa virada de chave”, disse.