Calor acima dos 30 graus traz chuva ao RS na próxima semana

A próxima semana terá calor e chuva forte no Rio Grande do Sul, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi).

Entre sexta-feira (9) e domingo (11), o ingresso de ar seco manterá o tempo firme, com temperaturas amenas durante a noite e elevadas no período diurno. As temperaturas máximas podem ser superiores a 30°C na maior parte do estado.

No domingo (11), devido ao calor, podem ocorrer pancadas de chuva e trovoadas isoladas na faixa Leste, Zona Sul e na fronteira com o Uruguai. Na segunda-feira (12), o deslocamento de uma área de baixa pressão provocará pancadas de chuva e trovoadas, com possibilidade de temporais isolados, sobretudo na Fronteira Oeste e na Campanha.

Tendência de 13 a 15 de novembro

Na terça (13) e quarta-feira (14), a propagação de uma frente fria manterá a nebulosidade e a chuva, ainda com risco de temporais isolados. Na quinta-feira (15), o ingresso de nova massa de ar seco manterá o tempo firme em todas as regiões.

A previsão indica volumes de chuva entre 30 e 50 mm na Serra do Nordeste, Planalto e Zona Sul. Nas demais regiões, os totais deverão oscilar entre 60 e 80 mm na maioria dos municípios. Os valores acumulados podem superar os 100 mm em algumas localidades da Fronteira Oeste e das Missões.