Vereadores irão homenagear 110 anos do 13º GAC e conceder título de Cidadão Honorário Cel. Valença

A Câmara de Vereadores irá realizar, na próxima terça-feira (6), sessão solene para homenagear os 110 anos de fundação do 13º Grupo de Artilharia de Campanha e para conceder título de Cidadão Honorário ao seu comandante, Cel. Lívio Sandro Valença de Souza.

O requerimento para destacar a passagem do centenário do 13º GAC é de autoria do vereador Igor Noronha (PMDB) e o Projeto de Decreto Legislativo que concede o título honorífico foi apresentado pelo vereador Jeremias Madeira (PDT).

Que é Cel. Sandro Valença

Nascido em 22 de agosto de 1970 na cidade de Caruaru (PE), incorporou às fileiras do Exército em 18 de fevereiro de 1989 na Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende (RJ). Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Artilharia em 4 de dezembro de 1993, sendo classificado no 26º GAC, sediado em Guarapuava (PR).  Foi promovido ao posto de comandante do 13º GAC em 31 de agosto de 2017.

Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2001, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército em 2012 e 2013. Foi instrutor na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea, no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva do Rio de Janeiro – RJ e na Academia da Força Aérea.  Tem especialização em: Guerra Eletrônica de Não-Comunicações na Marinha do Brasil, Guerra Eletrônica no  Centro  Integrado   de Guerra Eletrônica, Artilharia de Costa e Antiaérea, Avançado de Inteligência no Centro de Inteligência do Exército e tem curso na Escola Superior de Guerra.

Foi condecorado com a Medalha da Vitória, a Medalha Militar de Prata, a Medalha do Pacificador, a Medalha Jubileu de Ouro da Vitória na II Guerra Mundial, a Medalha Sangue de Heróis, a Medalha Marechal Zenóbio da Costa, a Medalha  Missão de Paz Batalhão Suez, e a Medalha Garra e Coragem.

Como Oficial de Estado-Maior da Ativa desempenhou as funções de: Oficial de Inteligência do Grupamento de Unidades Escola/9ª Bda InMtz; Oficial de Inteligência da Força de Contingência na Copa do Mundo Fifa 2014; e Oficial de Inteligência do Coordenador Geral de  Defesa de Área da Olimpíada e Paraolimpíada no Rio de Janeiro em 2016.

Agenda

A solenidade terá início às 20 horas no Plenário do Palácio Legislativo (Rua Sete de Setembro, nº 1078). O evento é aberto ao público