Secretaria de Agricultura conclui a entrega de 75 cisternas no interior de Cachoeira

A Prefeitura de Cachoeira do Sul concluiu nesta semana a entrega de 75 cisternas gratuitas do programa “Água da Chuva” nas localidades de Cerro dos Peixotos, Piquiri, Passo do Seringa, Barro Vermelho, Água Morna, Três Vendas, Vila Sulpinos, Bosque e Capané. “A distribuição atende aos objetivos do programa municipal Água da Chuva que visa dotar de reservação de água para consumo humano as propriedades rurais de Cachoeira do Sul (RS)” explica o diretor da secretaria da Agricultura e Pecuária, Diego Cruz.

Os bens foram adquiridos com recursos do Fundo de Gestão Compartilha Prefeitura-Corsan, no montante de R$ 149.100,75 ou R$ 1.988,01 por unidade de captação e armazenamento de água.

As famílias beneficiadas têm um prazo de 60 dias, a contar da data de entrega, para a montagem, sob pena de ser recolhido o material (reservatório, calhas, filtro e tubulações) para encaminhado aos próximos inscritos no programa Água da Chuva.

Solução simples e barata

O secretário de Desenvolvimento e Agropecuária, Ronaldo Tonet, considera a captação das chuvas uma solução mais simples e econômica do que os poços artesianos. “Além do custo do poço, não há garantia de água no subsolo, nem que, em existindo, ela será abundante e potável” argumenta Tonet. “Além disso há o custo de manutenção dos equipamento (bombas, comandos elétricos) e de energia para o recalque da água”.

Água da Chuva II

A segunda fase do programa “Água da Chuva” está programada para o primeiro semestre de 2019, compreendendo a aquisição e distribuição de outras 75 cisternas aos inscritos no programa.