Resultados do Encceja 2018 do Ensino Médio serão divulgados a partir de 12 de novembro

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) noticiou em seu portal que divulgará os resultados do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2018, referentes ao Ensino Médio, a partir de 12 de novembro. A data está dentro do cronograma anunciado pelo Inep, que adiantou a aplicação para agosto para divulgar os resultados no último trimestre, para permitir que os resultados possam ser usados para acesso à Educação Superior, por meio do Sisu e do Prouni, e ao financiamento estudantil, por meio do Fies. Já os resultados do Encceja relacionados do Ensino Fundamental serão divulgados a partir de 10 de dezembro, já que não estão atrelados a essas políticas educacionais.
Conforme divulgado pelo Inep, será certificado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e atingir o mínimo de cinco pontos na prova de redação, adicionalmente à nota mínima em Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física; no caso do Ensino Fundamental; e em Linguagens e Códigos e suas Tecnologias; no caso do Ensino Médio. Os participantes podem conseguir dois documentos por meio do Encceja. O Certificado de Conclusão é para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação. Já a Declaração Parcial de Proficiência é para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.
O participante pode conseguir o certificado de conclusão em uma única edição ou ao conquistar as declarações de proficiência das quatro áreas de conhecimento, em edições diferentes do Encceja. O Inep elabora, aplica e corrige as provas, mas a certificação é competência das Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia que tiverem assinado termo de adesão ao Encceja com o Inep.
24ª Coordenadoria Regional de Educação, de Cachoeira do Sul, que integra a estrutura da Secretaria Estadual de Educação do RS, atenderá aos interessados em obter certificação, a partir da divulgação dos resultados. Será preciso apresentar documento de identidade e CPF e ter em mãos a senha de acesso ao Encceja, criada no momento da inscrição do candidato.