Ministério da Educação solicita mudança no início do horário de verão, devido ao Enem 2018

O Ministro da Educação Rossieli Soares, solicitou à Presidência da República e à Casa Civil que o início do horário de verão seja adiado mais uma vez, já que a nova data escolhida coincide com o primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado no dia 4 de novembro.

Como a realização do exame ocorre em dois domingos seguidos, o  Ministério da Educação pede que o horário seja alterado somente depois da segunda prova do exame, em 11 de novembro. A Presidência e a Casa Civil ainda não se pronunciaram sobre o pedido.

Inicialmente, o horário de verão começaria no dia 21 de outubro, mas o TSE solicitou o adiamento, já que neste dia será realizado o segundo turno das eleições. A alteração tem o objetivo de evitar atrasos durante a apuração de votos e a divulgação dos resultados.

A nova data escolhida resolveu um problema, mas acabou criando outro, já que muitos candidatos que irão realizar o Enem podem podem perder a prova por esquecer de alterar o relógio.

Com a primeira mudança, o horário de verão, que inicialmente teria início no dia 28 de outubro e duraria até 16 de fevereiro, perdeu 7 dias de duração. No ano passado, quando ainda valia a regra do terceiro domingo do décimo mês, começou em 15 de outubro. O próximo horário de verão terminará em 16 de fevereiro.

Converse com a Fandango