6 projetos vão para a Mostra da Educação Profissional

A 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) levará seis projetos para a 15ª Mostra das Escolas de Educação Profissional (MEP), que ocorrerá nos próximos dias 25 e 26, no Instituto São José, em Santa Maria. A abertura oficial ocorrerá às 14h do dia 25, com visitação até as 21h. No dia seguinte, as atividades encerrarão às 14h, com a solenidade de premiação. O evento é organizado pela Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
O curso Técnico em Administração, da Escola Estadual Borges de Medeiros, participará com quatro trabalhos, que consistem em propostas de criação de empresas, com base em necessidades do mercado local. Os outros dois projetos são do Técnico em Agropecuária, da Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição e trazem pesquisas sobre os benefícios da bactéria Rhizobium japonicum na cultura do azevém e sobre a utlização de tecnologias na agricultura familiar.
Conforme a interlocutora da Educação Profissional na 24ª CRE, Sissi Romi Hörbe, os alunos e os professores orientadores apresentarão os projetos em estandes que abrigarão também trabalhos das regiões de Estrela (3ª CRE), Santa Cruz do Sul (6ªCRE), Santa Maria (8ª CRE) e de Cruz Alta (9ªCRE). Além da comunidade, uma comissão julgadora visitará a mostra e definirá os premiados em primeiro e segundo lugares, nos 11 eixos tecnológicos de inscrição.
A MEP ocorre em sete núcleos regionais em que se dividem as 29 CREs e a Divisão Porto Alegre. Cada núcleo pode ter até 40 trabalhos inscritos. A comissão avaliadora é composta por voluntários – professores de universidades e escolas particulares, empresários e conhecedores do setor fazem parte do corpo de jurados em cada núcleo.
Os eixos da mostra são: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança, e Turismo, Hospitalidade e Lazer.
TRABALHOS DA REGIÃO NA 15ª MEP
Escola Estadual de Educação Básica Borges de Medeiros – Curso Técnico em Administração
Projeto: “Strike Pub” (empresa com foco no entretenimento e segurança de jovens e familiares, com atendimento de excelência, com inovação e praticidade)
Alunos: Taciane Farias Machado, Daniele Rosa da Silva e Airton Luiz Vijales Garcia
Professora orientadora: Liziane Silva dos Santos
Projeto: “Organize” (empresa com foco na organização de ambientes e espaços, apresentando atendimento de excelência, sigilo, praticidade e segurança)
Alunos: Ayéve Severo Flores, Elisabeth Damasceno Carpes
Professor orientador: Fábio Santana da Silva
Projeto: “Drone´s Marka” (empresa de filmagens e eventos, com busca de maior rentabilidade e organização sistemática e produtiva de todos processos)
Alunos: Everton Madrid da Silva, Emily Radtke de Lima e Maria Eduarda Pedroso
Professor orientador: Fábio Santana da Silva
Projeto: “Divas Wig” (empresa de perucas naturais para o público feminino, LGBT e pessoas em tratamento quimioterápico, com foco na satisfação do cliente)
Alunos: Nathana Gewer, Catiele Morais de Siqueira e Darlene da Silva Silveira
Professora orientadora: Eliane Sousa
Escola Estadual Técnica Nossa Senhora da Conceição – Curso Técnico em Agropecuária
Projeto: “Utilização das tecnologias como fomente de desenvolvimento na agricultura familiar”
Alunos: Uilian Santos da Silva, Jeremias da Rosa Pereira e Bruna Pereira de Vargas
Professor orientador: Lucas dos Santos Jobim
Projeto: “Avaliação dos benefícios da utilização do rhizobium japonicum na cultura do azevém”
Aluna: Maria Antônia Silveira Vargas
Professor orientador: Lucas dos Santos Jobim