PIS/Pasep para os nascidos em setembro começa a ser pago nesta quinta-feira

Começa a ser pago nesta quinta-feira (13) o segundo lote do abono salarial PIS/Pasep ano base 2017. Nesta fase, são beneficiados os trabalhadores que nasceram no mês de setembro (no caso do PIS) e aqueles que têm o número 2 como final de inscrição no Pasep. Segundo o calendário de pagamento, quem nasceu de julho a dezembro, recebe o benefício ainda neste ano.

Os nascidos entre janeiro e junho terão o dinheiro disponível somente em 2019. Em qualquer situação, o recurso ficará à disposição do trabalhador até 28 de junho do ano que vem, prazo final para o recebimento. Tem direito ao abono salarial quem trabalhou formalmente por pelo menos um mês no ano-base de referência com remuneração média de até dois salários mínimos.

Além do tempo de serviço, para ter direito ao abono, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter tido seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). O abono não retirado pelo trabalhador dentro do prazo volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). Dessa forma, quem não respeita o cronograma perde o direito de resgatar o dinheiro.