114 alunos da Rede Estadual estão sem aulas em Cachoeira devido a cheia do Jacuí

A interrupção da travessia do Rio Jacuí por balsa em Cachoeira do Sul, entre a Praia Nova e a Rua Moron, deixa 114 estudantes do Ensino Médio sem aula nas escolas estaduais. O balanço foi divulgado nesta quarta-feira (5) pela professora Ediléia Lemos Nunes, chefe pedagógica da 24ª Coordenadoria Regional de Educação, em entrevista à Rádio Fandango AM/FM.

A maioria dos estudantes mora em localidades mais distantes da cidade, como Cerro dos Peixoto, Mineração e Barragem do Capané. Eles estudam nas escolas João Neves da Fontoura, Angelina Salzano, Rio Jacuí, Antônio Vicente da Fontoura e Borges de Medeiros.

A professora Ediléia afirma que a 24ª CRE acompanha de perto a situação dos estudantes e irá cobrar das escolas a recuperação das faltas dos alunos impedidos pela enchente de estudar, bem como compensar a parte pedagógica dos estudantes que não puderam se fazer presentes em sala de aula. “É um direito dos alunos por não ser uma situação voluntária”, explica Ediléia.

De acordo com a 24ª CRE, as aulas só serão recuperadas no momento em que a situação do transporte dos alunos se estabilizar. A recomendação é de que os estudantes se ajudem entre si. Uma alternativa é de que os alunos do interior busquem ajuda com os colegas que moram na cidade e podem frequentar as aulas no repasse de conteúdos pelas redes sociais.

 

Milos Silveira Jornal O Correio On line