Igreja Católica investe R$ 10 mil para reforçar segurança do Cemitério das Irmandades

A direção do Cemitério das Irmandades ligada a Igreja Católica de Cachoeira do Sul, vai investir cerca de R$ 10 mil em câmeras de monitoramento e cercamento em determinados pontos do campo santo. A decisão foi tomada depois que 341 túmulos foram danificados por ladrões, que furtaram no final de julho placas de bronze e outros materiais metálicos. Em alguns túmulos não sobrou nenhuma foto e identificação.

O padre Hélvio Cândido, da Diocese de Cachoeira do Sul que administra o Cemitério das Irmandades, disse em entrevista na Rádio Fandango, nesta quarta-feira (15), que os 341 túmulos onde ocorreram os furtos, correspondem a 10% do total de sepulturas existentes no cemitério. “A medida que estamos tomando se faz necessária, embora pelo regulamento do cemitério, não podemos nos responsabilizar por danos aos túmulos”, afirmou o padre Hélvio.

Segundo ele, pelo artigo 28 do regulamento do Cemitério, em seu parágrafo 3º está determinado que “objetos ou imagens decorativas em homenagem aos entes falecidos de valor histórico, sentimental (feitos de ouro, prata bronze ou alumínio) serão de inteira responsabilidade do cessionário ou arrendatário não se responsabilizando o Cemitério das Irmandades por qualquer dano à sepultura em caso de furto ou depredação”.

Por este motivo, que a direção do Cemitério realizará no próximo dia 29, uma reunião com as famílias que tiveram furtos nos túmulos de seus entes queridos. O encontro será, às 19h30min, no Centro de Pastoral. “Será um momento em que vamos explicar nossas providências e reforçar a existência de um regulamento do Cemitério”, salientou o padre Hélvio.