30% dos pedestres mortos no trânsito gaúcho, tem mais de 65 anos

Trinta por cento dos pedestres mortos no trânsito gaúcho tem mais de 65 anos. O alerta é feito pelo DetranRS, a partir de levantamento para o Dia do Pedestre neste 8 de agosto. Foram analisados dados de janeiro de 2007 até junho de 2018 em todas as vias do Rio Grande do Sul.

Nesse período, foram atropeladas 727 pessoas entre 65 e 74 anos, e 667 acima dos 75. A análise das faixas etárias mostra uma distribuição crescente desde a infância até a idade adulta, com um pico entre os idosos. No total, 4.560 pedestres morreram atropelados no estado, sendo 3.066 homens.

aciatrope
Os atropelamentos representam 23% do total de acidentes no estado – Foto: Ascom DetranRS

Enfrentamento

Para estimular a mobilidade ativa, a Escola Pública de Trânsito do DetranRS tem realizado uma série de ações de educação, especialmente para qualificação de professores de Ensino Fundamental e formação de multiplicadores em educação no trânsito para o pedestre idoso.

O Curso de Educação para o Pedestre está na sua 20ª edição e qualificou 400 professores para trabalhar o tema em sala de aula e formar pedestres mais conscientes desde os primeiros anos de vida.

Já o curso de multiplicadores, realizado em conjunto com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), é dirigido a líderes de grupos de idosos e profissionais envolvidos com o cuidado de idosos nas áreas da saúde, assistência social e esporte. A atividade está inserida no Projeto Vida no Trânsito, e é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde.

Para a chefe da Divisão de Educação para o Trânsito, Laís Silveira, é preciso garantir mais segurança nas ruas para estimular as pessoas a caminhar. “E isso passa pela educação, tanto de condutores quanto de pedestres,  entre outras intervenções que facilitam a vida de quem caminha”, afirma.

Atropelamentos

Os atropelamentos representam 23% do total de acidentes no estado. Mais da metade dos atropelamentos (2.489) aconteceram em vias municipais. Distribuídos proporcionalmente entre os dias da semana, há uma incidência um pouco maior nas sextas, sábados e domingos (mais de 50%). O turno da noite, a partir das 18h30, concentra a maioria das ocorrências (cerca de 45%). Os veículos que se envolvem mais em acidentes com pedestres são automóveis (39%), seguidos de motos e motonetas (17%) e caminhões (13%).

pedes
Conscientização e educação no trânsito podem ajudar a evitar acidentes – Foto: DetranRS

Pontos críticos

Análise dos acidentes no período mostra que o município com maior número de atropelamentos fatais foi Porto Alegre, com 694 mortes no período. O segundo foi Viamão, com 179 vítimas. Na sequência do ranking, estão Caxias, com 167 mortes, seguida de Pelotas, com 161, e Gravataí, com 159 pedestres mortos.

faixa
Dados alertam para a necessidade de discussão acerca do comportamento dos condutores e dos pedestres – Foto: DetranRS
turno3
Confira os dias da semana em que há mais ocorrências – Foto: DetranRS

 

carros
Motos e motonetas têm muitos acidentes com vítimas fatais – Foto: DetranRS