Cachoeira receberá recursos do BNDES para universalização do acesso à internet nas Escolas

Cachoeira do Sul e Santa Maria são as cidades da região sul do Brasil contempladas para serem beneficiadas com o Programa Federal Educação Conectada, que prevê ações para apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica, testando modelos e criando casos de aprendizado nas diferentes realidades brasileiras.

Em dezembro de 2017 a Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Federal Educação Conectada. Dentro desta proposta, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério da Educação (MEC) promoveram chamada pública para apoio a projetos de incorporação de tecnologias digitais na educação pública, visando contemplar duas cidades, de um estado, por região.

A chamada deu-se em diferentes etapas: num primeiro momento houve o sorteio entre os municípios do estado que aderiram ao Programa. Foram sorteados dois municípios por faixa populacional: Cachoeira do Sul e Santa Maria foram contemplados no Rio Grande do Sul.

Os municípios (Cachoeira e Santa Maria), junto com uma representação do governo do Estado, tiveram até 13 de julho para entregar ao BNDES um projeto regional prevendo as estratégias que seriam desenvolvidas, caso fossem contempladas no sorteio.

De acordo com o edital, está previsto que 100% das escolas estaduais e 50% das escolas municipais de Ensino Fundamental urbana destas duas cidades serão contempladas com os recursos previstos (cerca de R$ 2.700.000,00). Entre as duas cidades teremos cerca de 100 escolas contempladas.

Na rede municipal de Cachoeira do Sul serão contempladas cinco escolas de Ensino Fundamental, urbanas, escolhidas por sorteio.

A proposta agora segue os trâmites legais do BNDES e nas próximas semanas, ações relacionadas ao projeto começam a ser colocadas em prática. Todo trabalho está sendo articulado e será executado pela SMEd de Cachoeira do Sul, junto com a 24ª CRE, 8ª CRE, rede municipal de Santa Maria e representantes do governo do Estado do RS. A vigência do projeto é de 5 anos.

O que está previsto

– Laboratórios móveis (carrinhos com 30 notebooks).

– Conectividade de alta qualidade para escolas que não a tiver.

– Verbas para remodelação e modernização do Centro Municipal de Tecnologia.

– Verbas para realização da Conferência Municipal de Educação Tecnológica que deve ajudar a definir Políticas Públicas para realização e manutenção do Programa a longo prazo.

– Criação de um grupo de trabalho (curadores) de diferentes disciplinas para alimentar a Plataforma Municipal de Recursos Digitais, selecionados especialmente para nossa rede.

– Verba para formação continuada dos professores municipais nas diferentes áreas para que possam usar a tecnologia e a Plataforma Municipal para melhorar a sua qualidade pedagógica.