Agricultura Familiar terá 301 expositores e 280 estandes na Expointer 2018

A 20ª Feira da Agricultura Familiar da Expointer terá 280 estandes comercialização de produtos de 301 expositores, entre agroindústrias, artesanato, plantas e flores. O número de estandes vai aumentar 41% em relação ao ano passado, com a inauguração do novo pavilhão, cujas obras estão em fase de acabamento. No ano passado, foram oferecidos 198 espaços. Ao longo dos nove dias da feira, que ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio, a Feira da Agricultura Familiar apresentará o trabalho de 1.350 famílias de 106 municípios.

Nesta quinta-feira (26), em reunião na Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a comissão organizadora definiu os principais pontos da Feira da Agricultura Familiar. Este ano, 283 agroindústrias se inscreveram e 276 foram homologadas pelos organizadores, sendo 211 agroindústrias e 65 expositores de artesanato, plantas e flores. Os empreendimentos estarão presentes em 255 estandes – alguns espaços serão ocupados por duas agroindústrias, acomodando todos os empreendedores aprovados pela comissão.

Além de corredores mais amplos para circulação do público, a feira terá capacidade para servir refeições a 400 pessoas simultaneamente, pois a área da praça de alimentação foi dobrada. Outra melhoria para os expositores é o aumento da área dos estandes, que passaram de quatro para seis metros quadrados, contando com espaço para um pequeno depósito de produtos.

Presença de fora do RS

Este ano haverá ainda ampliação do número de agroindústrias de fora do Rio Grande do Sul. Serão 10 empreendimentos de Minas Gerais, por meio de parceria com a Fetag/RS e outros 15 das regiões nordeste e amazônica, por meio de parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), ligada à Casa Civil da Presidência da República, que viabiliza a montagem da feira na Expointer.

Todas as agroindústrias gaúchas participantes são incluídas no Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela SDR. Em 2017, a agricultura familiar foi um dos principais destaques da Expointer, alcançando volume de vendas de R$ 2,8 milhões, valor 40% superior à edição de 2016. A mostra é administrada pela SDR em conjunto com a Sead, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Emater, Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.