Fim de semana será de sol e temperaturas elevadas no Estado

O fim de semana deve ser de sol e tempo firme no Estado, com alta na temperatura, que deve se aproximar de 30°C em algumas cidades. No sábado, a massa de ar frio que vinha atuando no Estado perde força e as temperaturas mínima e máxima se elevam em todas as regiões. A maioria das cidades gaúchas deve amanhecer com marcas acima dos 10°C, e à tarde as máximas ficam em torno de 25°C.

A metade norte do Estado deve ter uma tarde de sábado quente para a estação. Em Santa Rosa, no Noroeste, e  Cachoeira do Sul, os termômetros devem marcar até 27°C. A máxima do dia é esperada em Iraí, no Norte, onde pode fazer 28°C.

— Esse calor atípico para o inverno se deve à direção do vento, que muda no fim de semana e começa a soprar do norte do país, trazendo ar mais quente para o Estado. Por isso, teremos algumas regiões com a temperatura se aproximando da casa dos 30°C no sábado e no domingo — explica a meteorologista da Somar Maria Clara Sassaki.

No domingo, o calor aumenta. A temperatura mínima sobe em todas as regiões, inclusive no Sul. Na maioria das cidades, os termômetros devem ficar acima de 16°C pela manhã. À tarde, a máxima também fica mais alta do que em relação ao sábado, principalmente no Noroeste e no Norte. Em Santa Rosa e Iraí, a temperatura pode chegar a 30°C. Na Capital, a mínima prevista é de 15°C e a máxima, de 26°C.

Depois do calor, o tempo muda. Na noite de domingo, novas áreas de instabilidade avançam sobre o Rio Grande do Sul, provocando pancadas de chuva em praticamente todas as regiões. As precipitações podem ser acompanhadas de trovoadas e descargas elétricas. Os maiores volumes são esperados no Litoral e nas áreas de fronteira com o Uruguai, onde os acumulados podem chegar a 30mm.

— Essas regiões também podem ter vento moderado, com rajadas de até 60 km/h. Na segunda-feira, a instabilidade se intensifica em todo o Estado,