Inscrições para Agricultura Familiar na Expointer ,encerram-se na sexta-feira

A Expointer 2018 está próxima e com ela a 20ª Feira da Agricultura Familiar, que serão realizadas de 25 de agosto a 2 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. Na sexta-feira, dia 13, é o último dia para agroindústrias e demais empreendimentos da agricultura familiar fazerem a inscrição e assim participar da maior exposição agropecuária da América Latina. Nesta edição, uma grande novidade: a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar, uma antiga reivindicação da FETAG, que há 20 anos é copromotora da Expointer e lá está apoiando e organizando os agricultores familiares, bem como em várias feiras do Estado.
Para Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, 2018 é um ano diferenciado para quem participar da Expointer, pois os expositores estarão em um espaço maior no estande, o que vai possibilitar conforto e a oportunidade de divulgar melhor o seu produto. Além disso, os organizadores da mostra trabalham no sentido de contemplar 250 empreendimentos, das mais diversas regiões do Estado, o que representa um acréscimo de 25%, atendendo todos os pedidos.
No momento que se entra na última semana de inscrições, Jocimar afirma que os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais estão recebendo muitas confirmações e pedidos de informações. “Trabalhamos de forma conjunta com os STR’s e se verifica algumas fichas com determinadas pendências, mas ainda em tempo de proceder às correções. É importante aproveitar o prazo e, com isso, ter a oportunidade de comercializar os produtos e ainda projetar negócios futuros”, enfatiza.
Jocimar não tem dúvidas de que várias novidades em termos de produtos estarão na Expointer, até mesmo porque a FETAG cobra e incentiva os expositores para que a cada nova edição tragam receitas novas. “A agricultura familiar vive disso e depende da diversificação. Não conseguimos ou sequer é nosso objetivo competir com a grande escala de produção, mas sim aliando qualidade e diversidade. A FETAG considera as feiras como uma alternativa estratégica de desenvolvimento e seu papel é fomentar, cada vez mais, o espaço para abrir mercado, ao contrário de fazer da feira um mercado. A Expointer é uma das grandes vitrines”, justifica.
Os proprietários dos empreendimentos que ainda tiverem alguma dúvida sobre o que precisa para participar da Expointer devem, de imediato, procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município ou mesmo o Departamento de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG, que lhes passarão as orientações necessárias. Jocimar salienta que o espaço da agricultura familiar na Expointer, além da Federação, é organizado por outras entidades que também representam a agricultura familiar, entre elas a Emater, o governo do Estado via Secretaria de Desenvolvimento Rural,  Pesca e Cooperativismo (SDR) e Secretaria Especial da Agricultura Familiar (SEAD) do governo federal.