Dia da Prevenção à Violência Escolar teve atividades na 24ª CRE

O Dia Estadual da Prevenção à Violência Escolar, nesta terça-feira (26), foi marcado por atividades na 24ª Coordenadoria Regional de Educação, em Cachoeira do Sul. Educadores e integrantes das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipave) nas escolas participaram de encontro de capacitação em gestão de conflitos e cultura da paz, no salão de atos da Coordenadoria, durante manhã e tarde.
A assessora do Programa Cipave na 24ª CRE, Cleonice Carin Bankow, abordou o tema Direitos Humanos. Após, foi aberto espaço para a Seicho-no-ie, representada por Antônio Vicente da Silva Estery, Ieda de Freitas Santos e Sandra Trindade Bortoluzzi, apresentar o projeto “Pedagogia Educação da Vida”. “Na educação dos filhos e na escola, é preciso perceber e fazer vir à tona o potencial de cada ser humano”, afirmou Estery, em sua fala aos participantes do encontro. A comunicação não violenta e a indisciplina também foram temas trabalhados na capacitação.
Ao longo do dia, o hall da 24ª CRE também foi colorido pelos cartazes elaborados pelas escolas e pelos servidores da Coordenadoria ao longo da Semana Estadual de Prevenção à Violência Escolar, que começou dia 19 e culminou nesta terça, com a abertura da exposição. Conforme Cleonice, as escolas e os integrantes dos setores da Coordenadoria foram mobilizados para a reflexão e o trabalho sobre o tema, resultando no material que poderá ser conferido pela comunidade, na 24ª CRE, durante os próximos dias.
O Dia Estadual da Prevenção à Violência Escolar
Conforme a assessora do Programa Cipave na 24ª CRE, Cleonice Carin Bankow, o dia 26 de junho foi escolhido para celebrar no Rio Grande do Sul o Dia Estadual da Prevenção à Violência Escolar porque é a data que marca a criação da Lei Estadual 14.030, a Lei da Cipave, de autoria da deputada Maria Helena Sartori.  A Cipave completa seis anos em 2018.  Na região da 24ª CRE, todas as escolas estaduais implantaram sua Cipave. Muitas delas já estão atuando intensamente na resolução dos conflitos, formando a rede de apoio regionalizada e planejando novas ações com a participação de todos os envolvidos no processo educacional.
Para conhecer o Programa Cipave
Para conhecer e saber mais sobre o Programa Cipave, acesse o site www.cipave.rs.gov.br