20ª Fenarroz mesmo com adiamento supera expectativa e comercialização e público

Mesmo sofrendo com as repercussões sociais e econômicas impostas pela greve nacional do transporte de carga, obrigando a transferência de data de realização por três vezes, a edição de 2018 da Feira Nacional do Arroz chegou ao fim, e com sucesso. Até este domingo, 24 de junho, ainda não computados oficialmente, mas um público expressivo de  aproximadamente 50 mil visitantes transitaram no Parque da Fenarroz para prestigiar a 20ªFENARROZ. Só de delegações e excursões durante os 6 dias de multifeira, foram registrados incontáveis carros de diversas cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados. Quanto ao público em geral, elegeu a tarde deste domingo para comparecer, lotando as dependências do pavilhão e da área externa do parque.
Destacamos também que, entre os visitantes, a FENARROZ recebeu na sexta-feira (22), também a presença de muitas escolas públicas municipais e estaduais beneficiando aproximadamente 1.500 estudantes do ensino básico e médio que tiveram acesso gratuito entre alunos, professores e acompanhantes.

Volume de negócios
Em vendas e negócios, ainda não foi possível computarmos totalmente as informações recebidas dos 316 expositores, mas em pesquisa que realizamos, sabemos que esta edição da Fenarroz girou com somas expressivas de valores superiores de R$ 220 milhões, entre as vendas, pré-negócios e vendas programadas, dos grandes expositores (indústria, implementos, máquinas e veículos), do comercio lojista em geral, da agricultura familiar e área de alimentação. 
Expositores avaliam que a edição deste ano foi um sucesso, tanto em termos de visitação qualificada, quanto em realização de negócios. Manifestaram também o interesse que as próximas edições da feira sejam realizadas  sempre na ultima semana do mês de maio.

Programação técnica
A troca de conhecimentos e debates sobre diversos temas de interesse dos produtores, foi destaque na agenda realizada em duas etapas. A primeira etapa no dia 5 de junho com o 11º Seminário do Arroz Irrigado promovido pelo Irga. E agora, no dia 19, foi desenvolvido intenso ciclo de palestras do Irga, tratando das culturas do arroz e soja. Tivemos também atividades importantes promovidas  em participação especial da Assembleia Legislativa e também agenda de palestras da Camara Municipal de Vereadores. Nas duas etapas da programação técnica entre painéis,  seminários e palestras tivemos 27 atividades, contemplando todos os públicos do setor produtivo agrícola e da comunidade. Estima-se um público aproximado de 800 pessoas que compareceu na programação. Nunca, antes, a área técnica esteve tão intensa e diversificada. 

Atrações artísticas 
A programação cultural da 20ª FENARROZ contou com uma diversificada atividade de shows, sendo aprovada pelos visitantes que durante os  dias de feira puderam conferir múltiplas atrações que se apresentaram no palco do Ginásio  de Eventos, no palco FENAFEST e na Casa GVC. Tivemos 1 show nacional no Ginásio D. Pedro I, 10 atrações no Palco Fenafest, e 8 na Casa GVC,  somando 19 apresentações de diversos segmentos artísticos. Foram mais de 200 profissionais entre artistas e equipes técnicas originários de diversos municípios do estado e até do país, que encantaram o público com suas apresentações. 


Avaliação do presidente
A FENARROZ refletiu a importância e o dinamismo do agronegócio brasileiro. “Nesta edição, os produtores rurais puderam encontrar todas as soluções para suas atividades, incluindo máquinas e implementos de avançado nível tecnológico, inovações em tecnologia digital para o campo, que incrementarão a produtividade, a rentabilidade, a sustentabilidade das culturas. Certamente, o agro nacional está posicionando o país como protagonista mundial na produção de alimentos, energia e fibras, e na Agricultura ”, afirma Francisco de Paula Vargas Junior, presidente da Comissão Executiva da 20ª Fenarroz.  Avaliando o evento, o presidente demonstrou satisfação em ver que mesmo em um ano de turbulência  econômica e política, o setor orizícola respondeu positivamente e ajudou a consolidar ainda mais o evento. Todos envolvidos no setor já colocam a FENARROZ  na agenda bianual, e essa é a principal crença em um evento como esse: reunir todos os agentes da cadeia em um mesmo local”, declarou. Segundo ele, a feira ainda colaborou para movimentar a cidade, apresentando reflexos positivos na rede hoteleira e outros setores.
A presença de visitantes de diversos pontos do país chamou atenção durante toda a feira. Para Francisco, isso comprova a consolidação da FENARROZ, já que as visitas aconteceram de forma espontânea. "Muitas 
das empresas que estão aqui enviaram convites aos seus compradores e eles realmente compareceram porque a feira já entrou também na agenda de grandes empresas", explica. 
Patrocínio
A FENARROZ teve como patrocinador ouro o Instituto Riograndense do Arroz – IRGA, como patrocinadores prata o Magazine Luiza, Celetro e Banrisul, e como patrocinador bronze a Brahma.

BALANÇO	
Público aproximado de 50 mil pessoas
Vendas:  R$ 220 milhões
Expositores: 316
Programação técnica: 27 atividades com público de aproximadamente 800 pessoas
Programação artística:  19  atrações