Ministro da Saúde afirma que água da CORSAN é origem do surto de toxoplasmose em Santa Maria

Três dias depois que o coordenador-geral de doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Renato Alves, concedeu uma entrevista coletiva em Santa Maria e que não era possível saber a origem do surte de toxoplasmose, a cidade foi pega de surpresa com uma declaração do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, nesta quinta-feira, 21.

Segundo informações do jornal Diário de Santa Maria, ao final de uma entrevista concedida o ministro confirmou que o surto de toxoplasmose em Santa Maria veio da água. Occhi disse que a origem foi confirmada por técnicos do Ministério da Saúde que estiveram no Estado. O ministro não deu mais detalhes sobre como a água foi contaminada nem se a contaminação ainda permanece. Apenas informou que o Ministério da Saúde está trabalhando para encontrar a fonte (o local) da contaminação.

Até agora, todas as autoridades em Saúde de Santa Maria e do Estado vinham informando que os testes feitos na água da Corsan deram negativo para o protozoário que causa a toxoplasmose. Ao ser questionada nesta manhã sobre a informação do ministro, a secretária de Saúde de Santa Maria, Liliane Mello Duarte, afirmou que ainda não tinha a informação e que estava buscando entender melhor o assunto junto ao Ministério da Saúde.

Também nesta quinta-feira, uma das médicas infectologistas mais respeitadas da cidade e que está envolvida nas ações de prevenção e tratamento da doença. “A hipótese dos médicos sempre foi que era a água. No começo do ano, tivemos grandes obras de saneamento na Região Oeste de Santa Maria, uma das que concentra o maior número de casos. É só somar um mais um”, disse a especialista.

Até agora, 569 casos da doença foram confirmados na cidade e 1.103 ainda estão em investigação, conforme o último boletim com os dados da doença, divulgado na segunda-feira, 18. Trata-se do maior surto de toxoplasmose já registrado no mundo.