HCB realiza 2ª captação de órgãos em 2018

A família do cachoeirense Nelson Onir Scherer da Silva, de 65 anos, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica decorrente de um AVC hemorrágico. A captação dos rins e fígado, realizada por uma equipe composta por médico e enfermeiro da OPO7 (Organização de Procura por Órgãos), foi realizada na manhã do dia 07 de junho no Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul.

Esta é a 2ª captação realizada pelo HCB em 2018, totalizando 29 captações desde de 2002. De acordo com a enfermeira Vanessa Moura, coordenadora da UTI, Bloco Cirúrgico e Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do hospital, já foram abertos neste ano nove protocolos por morte encefálica, onde três pacientes não foram doadores por negativa familiar.

A coordenadora informa que em setembro acontece a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos. “Em breve será divulgada a programação, mas já ressalto que teremos uma equipe para coletar amostras para o Banco de Medula Óssea”, informa Vanessa.