UTI Neonatal do HCB será reinaugurada com recursos da Consulta Popular.

O Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul reinaugura nesta sexta-feira, 07 de junho, a UTI Neonatal, totalmente reformada com recursos da Consulta Popular 2014/2015 no valor de R$ 355.613,47. A partir deste mês a unidade contará com 10 leitos (antes da reforma eram 8 leitos) que vão atender clientes SUS, convênios e particulares.

De acordo com a enfermeira coordenadora da Unidade Materno Infantil do HCB, Elisiane Maciel da Rosa, as novas instalações vão proporcionar a aplicação de atividades relativas a humanização. “ Pois bebês prematuros têm uma média de tempo de internação maior do que outros bebês e ficam muito suscetíveis a estresses causados pelo nascimento antecipado e pela internação”, destaca a coordenadora.

O controle de luzes, de ruídos (as janelas com vidros duplos evita ruídos externos), melhor acomodação para mães/pais na beira do leito através da colocação de poltronas e melhoria da privacidade, pois os leitos vão ficar separados por cortinas, facilitando inclusive a ordenha manual do leite materno e do método mamãe canguru, são algumas das atividades que serão desenvolvidas com a reforma total da UTI Neonotal. Toda a estrutura está adequada quanto às regras da Vigilância Sanitária e portaria do Ministério da Saúde.

A UTI Neonatal do HCB foi fundada em outubro de 2000, com o objetivo de suprir a necessidade de atender as crianças gravemente enfermas de Cachoeira do Sul e dos municípios da 8º CRS. A unidade trabalha com uma equipe multidisciplinar composta por cinco médicos fixos, uma enfermeira coordenadora, cinco enfermeiros e 24 técnicos de enfermagem. Também fazem parte da equipe fisioterapeutas, funcionários do lactário, laboratório, banco de sangue e o Centro de Diagnóstico por Imagem. Em 18 anos a unidade já internou 2740 bebês.