Prefeitura de Cachoeira suspende aulas nas Escolas Municipais do interior nesta sexta-feira

Não haverá aulas nas escolas municipais de Cachoeira do Sul localizadas no interior nesta sexta-feira. A decisão foi tomada pela secretária, Ana Margarete Vivian Machado, junto com o setor de transporte escolar. A suspensão, que poderá se estender para a próxima semana, atinge 13 estabelecimentos de ensino. O motivo é a paralisação dos caminhoneiros, que está bloqueando três pontos de acesso à cidade: Castagnino, Sanga Funda e Capão do Valo.

Os transportadores alegam dificuldade para fazer o deslocamento tanto dos professores quanto dos alunos nestes pontos. “Conseguimos negociar nesta quinta-feira com os organizadores dos movimentos, mas não foi fácil” relatam os empresários. A possível falta de combustível também é um fator que levou a decisão.

A secretária Ana Margarete explica que nesta sexta-feira será feita uma nova avaliação da situação para determinar se as aulas retornam na segunda-feira (28). Com a suspensão, ficam parados 12 veículos próprios da Smed (ônibus, micro e van) e 38 veículos terceirizados. Eles veículos atendem 1.380 alunos e 79 professores. Os dias letivos que forem perdidos serão posteriormente recuperados. Somente a Smed gasta em média 4.632 litros de combustível (gasolina e diesel) por mês.