92 pessoas estão capacitadas em Cachoeira do Sul em gestão de riscos e desastres

A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil em parceria com o Lions Clube Cachoeira do Fandango  promoveram na quarta-feira, no Auditório da Casa de Cultura, a 2° Edição da Capacitação em Gestão de Riscos e Desastres . 

A atividade desenvolvida pela Defesa Civil visa prepara a comunidade cachoeirense, técnicos, estudantes e profissionais de diferentes áreas para ações de Defesa Civil, na prevenção, mitigação, preparação, resposta e reconstrução. Nesta capacitação que contou com a presença de 54 participantes foram abordados assuntos desde o marco histórico da criação da Defesa Civil a nível mundial, um olhar sobre o município de Cachoeira do Sul, a apresentação do Sistema Nacional e Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. Os participantes puderam visualizar de maneira objetiva as ferramentas de gestão para atuação em desastres como o Sistema Integrado de Informações de Desastre, S2ID e Cartão Nacional de Pagamento de Defesa Civil, CPDC.

Divididos em equipes, os participantes realizaram exercícios simulados de mesa onde diante do recebimento de alertas ou de desastres propostos de maneira simulado os participantes tiveram que identificar ameaças e vulnerabilidades para avaliação de riscos e elaboração de plano de ação e contingência.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Cachoeira do Sul, Edson das Neves Júnior, com a realização da 2° edição da proposta já são 92 profissionais ou acadêmicos capacitados neste ano de 2018, pessoas que pela formação a qual estão buscando ou área nas quais atuam poderão ter que atuar quando da ocorrência de um evento adverso.

Preparar a comunidade e desenvolver a cultura da prevenção e preparação para o enfrentamento de situações adversas é um dos objetivos do Governo Municipal e soma se a este esforço o Lions Clube Cachoeira do Fandango organização mundialmente conhecida por seu trabalho em catástrofes”, destaca Júnior.