Marlon Santos é contra a privatização das estatais de energia, sugere que políticos visitem a CRM

Com o objetivo de tornar público e esclarecer a real situação das estatais de energia, que vai contra as tentativas do Governo do Estado de vende-las, o presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), deputado Marlon Santos (PDT), esteve em visita a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) na cidade de Candiota. Após a visitação também participou de um encontro promovido na Câmara de Vereadores de Candiota, que teve como tema o “Papel da Energia no Desenvolvimento da Região da Campanha”.

Para Marlon “a grande verdade é que logo ali depois de Candiota, passou a ponte pro lado de Caçapava e de Bagé, o pessoal já não sabe mais o que é CRM”, fazendo uma menção aos políticos que apoiam a venda das estatais e desconhecem a grandiosidade da CRM, da Companhia Estatual de Energia Elétrica (CEEE) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás).

Diante da magnificência da CRM, Marlon questiona o valor real da estatal e o valor que o Governo julga ser o coerente diante de uma tentativa desprezável de privatização. “O Governo quer vender por R$ 160 milhões, uma empresa que vale R$ 65 bilhões. Só uma máquina que a CRM tem dá mais da metade do valor daquilo que o Governo está pedindo na possível venda. Não tem como acreditar nisso”.

“Nós detemos 90% do melhor carvão do Brasil. Isso é riqueza nossa”, falou Marlon, aproveitando para convidar o governador José Ivo Sartori (PMDB) e o vice-governador José Paulo Cairoli (PSD) a visitarem a CRM. “A melhor coisa que tem nesse sentido, vocês podem ter certeza, é vir aqui dar uma olhada”.

 

Plebiscito

O presidente Marlon, como já havia dito em outras oportunidades, mais uma vez enfatizou que “não há clima para votação deste tipo de proposta na Assembleia”. Marlon disse que por ser presidente da ALRS, é natural que fará a sua parte, que é a de levar o assunto até à Mesa, porém adianta que seu voto será contrário. Segundo ele, “o projeto é complexo, ainda nebuloso, há um trâmite a ser respeitado, muitos pontos precisam ser exaustivamente discutidos e o assunto carece de explicações à população”.

O parlamentar é muito claro em suas colocações, de que não é possível ter um plebiscito sem que a população conheça de verdade o assunto. “Não sou contra o plebiscito, mas a população tem que tomar conhecimento do assunto, do que são estas estatais. Por que as pessoas não podem esclarecer para as pessoas? Tem que ser esclarecido para a população. Não pode levar a CRM e demais estatais para a população como se elas fossem um “patinho feio”.

 

CEEE e Sulgás

Mesmo que sua visita tenha sido a CRM, nas suas falas Marlon defendeu a todo momento as demais estatais de energia, CEEE e Sulgás. “A CEEE só nos seus cabeamentos de fibra óptica e todo alinhamento que já tem de instalação de postes, serviria para qualquer empresa de telefonia de qualquer parte do mundo vir explorar o serviço aqui dentro. Aí ficam tratando a CEEE como se ela fosse uma coitada, nada estratégica, depenada, sem sentido nenhum”.

Sobre a Sulgás o presidente da Assembleia Legislativa falou sobre um grande projeto que já está em andamento em Montenegro sobre as questões de gás produzido a partir de biomassa.

 

Recepção

O presidente Marlon Santos foi recebido pelo prefeito, Adriano Castro dos Santos (PT); a presidente da Câmara Municipal, Andreia Rangel (PMDB); o vereador Guilherme Barão (PDT); o superintendente da Mina da CRM, André Rodrigues; o superintendente administrativo da CRM, Gildo Feijó. Também participou a deputada estadual Juliana Brizola (PDT).