Escola Angelina começou Tempo Integral em clima de festa

A comunidade marcou presença na inauguração do Escola em Tempo Integral na Escola Estadual de Ensino Fundamental Angelina Salzano Vieira da Cunha, de Cachoeira do Sul, na tarde desta sexta-feira (4). As 150 crianças de primeiro ao quinto ano que serão beneficiadas pelo programa, pais, professores e funcionários participaram da atividade oficial de abertura, que também teve a presença da Coordenadora Regional de Educação, professora Julieta Pereira Prestes, e da assessora Adriane Fontoura. A animação ficou por conta da Banda do 3º Batalhão de Engenharia de Combate (BECmb).
Durante a festividade, foi feito o descerramento da placa de inauguração. As atividades, entretanto, já ocorrem desde a quarta-feira na escola. A diretora da Angelina, professora Maria Ibraema da Silva Lima, afirmou que ser Escola em Tempo Integral significa um avanço histórico na oferta de uma educação de qualidade. “Poderemos intensificar ações de estímulo para o desenvolvimento de habilidades nas mais diferentes áreas. Na fase em que as crianças têm maior potencial, serão estimuladas e desenvolverão competências intelectuais, físicas e emocionais para superarem os desafios de seu tempo e construírem sua história”, destacou.
A Coordenadora Regional de Educação salientou a importância do comprometimento de toda a comunidade escolar com a proposta. “Uma educação de qualidade e uma sociedade melhor são os propósitos da Escola em Tempo Integral. São compromissos que a escola e a família devem compartilhar”, resumiu Julieta Prestes, em sua fala aos alunos, pais, professores e funcionários da Angelina.
Como funciona a Escola em Tempo Integral
Na Escola Angelina, as atividades curriculares do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental agora ocorrem das 8h às 16h, ampliando a permanência dos alunos de 800 horas para 1400 horas anuais na escola. As atividades do currículo ocorrem com professores capacitados para atuar no programa, supervisão pedagógica e aproveitando a estrutura de salas-ambiente disponível na escola. Os alunos circulam diariamente pelos espaços escolares das diferentes áreas do conhecimento, com atividades de aprendizagem variadas e quatro refeições diárias.
A Angelina é a terceira Escola em Tempo Integral da região da 24ª Coordenadoria Regional de Educação. A proposta já existe nas escolas estaduais Virgilino Jayme Zinn e Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, também de Cachoeira do Sul.