Visando diminuir acidentes no trânsito, Governo Gaúcho lança o ” maio amarelo”

A largada para as ações do Estado dentro da campanha Maio Amarelo acontece nesta sexta-feira (4), às 10h, no auditório da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Haverá apresentação de informações e dados levantados pelo Detran RS pelo tenente-coronel André Luiz Córdova, que representa o poder público estadual em relação à mobilização no Rio Grande do Sul.

Movimento internacional de sensibilização para redução de acidentes de trânsito, o Maio Amarelo busca colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos, mediante ações coordenadas entre o poder público e a sociedade civil.

A campanha faz menção à Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela ONU em maio de 2011. Assim, esse mês se tornou referência mundial para balanço das ações executadas.

Ações do Detran RS

Além de instrumentalizar entidades da sociedade civil mediante o levantamento e a divulgação de dados, o Detran RS está programando suas próprias ações. Entre elas, está uma série de palestras educativas criadas pela Escola Pública de Trânsito, que podem ser adaptadas aos mais diversos públicos visados pelos multiplicadores. A tônica é sempre a de estimular o aluno a pensar e buscar soluções para a construção de um trânsito mais seguro. Também é fornecido material educativo para distribuição. Já estão previstas palestras para os funcionários da Braskem na próxima segunda-feira (7) e em cidades do interior do estado.

Voltada para os públicos das redes sociais, o Detran RS também está lançando a série de vídeos ‘Podia ter sido diferente’, em que pessoas envolvidas em acidentes de trânsito prestam depoimentos, gerando reflexão e buscando mudanças em comportamentos de risco.

Durante o mês de maio, o Detran RS também reforçará suas ações educativas, como a que coloca servidores em datas especiais, como na véspera do Dia das Mães, em ônibus intermunicipais, reforçando a importância do cinto de segurança para salvar vidas ou reduzir a gravidade de lesões, em caso de acidente na estrada.