Quantos afinal somos? Brasil terá censo demográfico de 2020

Pelo menos 17 mil pessoas estarão envolvidas na realização do Censo Demográfico 2020 no Rio Grande do Sul. Todos os 497 municípios do Estado e os domicílios serão visitados pelos recenseadores gaúchos. Os trabalhos devem se iniciar em 1º de agosto de 2020 em todo o país e terão duração de três meses. No Brasil, 200 mil pessoas devem participar da pesquisa.

A informação é do chefe da unidade estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), José Renato Braga de Almeida, ao explicar que a população, na entrevista com os recenseadores, vai ter de responder questões como a característica do domicílio, dados pessoais dos moradores e quantas pessoas residem na casa. Almeida frisa que o acesso dos recenseadores à residência das pessoas é uma grande dificuldade das equipes. “Já estamos trabalhando a pleno em 2018″, destacou.

Uma novidade deste ano implementada pelo IBGE é a realização de uma consulta pública para que a população participe da construção dos questionários elaborados pelo instituto. No dia 19 de fevereiro, o IBGE iniciou o trabalho através de um questionário online, que segundo Almeida, permite a participação no planejamento e na definição do conteúdo e da metodologia do próximo Censo. “As pessoas e instituições interessadas terão até o dia 30 de abril deste ano para apresentar sugestões de temas e perguntas para o questionário do Censo Demográfico 2020 através do portal do IBGE”, acrescentou.

Conforme Almeida, é a primeira vez que o órgão aplica uma consulta pública nesse formato, a fim de tornar o processo mais transparente e democrático. Após a consulta, as informações serão organizadas e divulgadas no hotsite do Censo 2020, a ser lançado ainda este ano. Cada demanda vai ser avaliada de acordo com uma série de critérios, como a necessidade do usuário, a ausência de fontes estatísticas alternativas e aspectos relacionados ao tempo de resposta e a complexidade do questionário.

 

 

fonte Rádio Guaíba