Inscrições abertas para a olimpíada de matemática para escolas públicas e privadas

Já estão abertas as inscrições para a 14ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Os interessados têm até 2 de abril para garantir vaga na disputa.

Alunos de todo o Brasil matriculados entre o sexto e o nono anos do ensino fundamental, e entre o primeiro e terceiro anos do Ensino Médio, de escolas municipais, estaduais, federais e privadas, podem participar da olimpíada. A competição é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade de ensino e pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e ao Ministério da Educação.

Para garantir presença na Obmep, as instituições de ensino interessadas em participar devem preencher a ficha de inscrição disponível exclusivamente no site da olimpíada, conferindo todos os dados exigidos e salvando o arquivo de confirmação.

Após o final das inscrições, os estudantes serão submetidos provas em duas etapas: nos dias 5 de junho (primeira fase) e 15 de setembro (segunda fase). Os exames consistem na resolução de problemas complexos nas várias áreas da matemática. A divulgação dos vencedores será feita no dia 21 de novembro.

De acordo com o diretor-adjunto do Impa, Claudio Landim, a edição 2018 deverá bater um novo recorde.

— Em 2017, tivemos a participação de mais de 53 mil escolas e cerca de 12 milhões de estudantes. Isso correspondeu a quase 100% dos municípios brasileiros inscritos. Este ano, devemos repetir esses números — conta.

Bolsas de estudo

Segundo o Impa, a olimpíada de matemática também premiará com menções honrosas e oferta de bolsas de estudos no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) os estudantes que não atingirem os três primeiros lugares do pódio, mas que tiverem bom desempenho na competição.

De acordo com Landim, serão concedidas 6,5 mil bolsas de iniciação científica, na modalidade júnior, aos estudantes com os melhores desempenhos. Durante 12 meses, os premiados receberão uma ajuda mensal de R$ 100 e visitarão universidades e institutos federais para aprimorar os conhecimentos.

— Serão aulas de quatro horas de duração resolvendo problemas variados de matemática de uma forma que não é vista em sala de aula — afirma o diretor-adjunto.

Cronograma

Até 2/04 – Inscrições
5/06 – Primeira fase
15/09 – Segunda fase
21/11 – Divulgação dos vencedores