Vacinação contra gripe A começa no dia 16 de abril

A campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 16 de abril nos postos de saúde do Rio Grande do Sul. A informação foi confirmada nesta sexta-feira (16) pela Secretaria Estadual de Saúde. Na semana passada a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Carla Domingues, anunciou a data em lançamento de campanha para vacinação de gestantes, mas os detalhes ainda não foram divulgados.

No ano passado, no ano passado professores, foram incluídos no grupo prioritário para vacinação, juntamente com idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses até cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, população privada de liberdade, inclusive os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas.

Já as clínicas particulares aguardam a chegada das doses até o fim de março. Na rede particular, são oferecidas vacinas contra três e quatro cepas da doença. Na rede pública são três cepas.

As clínicas particulares ainda não sabem informar se já no fim de março chegam as vacinas tetravalentes para crianças menores de dois anos, que são diferentes das doses para o público com faixa etária maior. O valor das doses deve ficar próximo aos praticados no ano passado, quando girava em torno de R$ 120.