Toma posse nova direção do campus da UFSM/Cachoeira do Sul

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (14) a solenidade de posse da nova direção do Campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Os professores Rogério Brittes da Silva e Lucas Delongui assumiram, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor do Campus.

Além dos novos diretores, compuseram a mesa durante a cerimônia o reitor da UFSM, professor Paulo Afonso Burmann, o ex-diretor do Campus Cachoeira do Sul e atual pró-reitor de Infraestrutura, professor José Mario Doleys Soares, o ex-vice-diretor, professor Hilton Abílio Gründling, e a pró-reitora de Gestão de Pessoas, administradora Márcia Lorentz. Também estiveram presentes representantes da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, coordenadores de curso, professores, técnico-administrativos e estudantes.

Após as apresentações, a pró-reitora Márcia Lorentz leu os termos de posse, que foram assinados pelos novos diretor e vice.

O professor José Mario, ex-diretor do Campus, relembrou os desafios da implementação das atividades em Cachoeira e garantiu seu apoio aos novos diretores. “A missão de construir este campus foi árdua e grata, por termos iniciado com poucos recursos, mas com muita disposição e empenho de uma equipe altamente dedicada. Terão todo o meu apoio e atenção especial para que a consolidação deste campus seja uma realidade para a UFSM”.

O novo diretor, professor Rogério Brittes da Silva, falou sobre a nova gestão e destacou o caráter educacional da cidade: “O campus da UFSM consolida a vocação de Cachoeira do Sul na área da educação, junto às demais instituições privadas, mas agora possibilitando a inclusão social por meio do ensino público de qualidade”.

O reitor, professor Paulo Afonso Burmann, saudou a nova gestão e reafirmou o comprometimento da UFSM, mesmo em um difícil contexto financeiro para as universidades. “Nosso compromisso é ampliar esforços na articulação regional para a consolidação do campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Estamos empenhados na luta pela liberação de recursos federais para a qualificação dos nossos cursos e atividades.”

Após a cerimônia, a comitiva visitou as obras do Campus próprio da UFSM em Cachoeira do Sul. Até o momento, já foram investidos cerca de R$ 15 milhões.

Sobre os novos diretores:

Rogério Brittes da Silva – Engenheiro mecânico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (2008). Mestre (2011 ) e doutor (2015) em engenharia mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em transferência de calor, especialmente em transferência radiativa em meios participantes e na aplicação da análise inversa no projeto de sistemas térmicos.

Lucas Delongui – Possui Graduação em Engenharia Civil e Mestrado em Engenharia civil, na área de Construção Civil e Preservação Ambiental, ambos pela Universidade Federal de Santa Maria. Possui Doutorado em Engenharia Civil, na área de Geotecnia, com ênfase em pavimentação, pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.