Encceja 2018 será aplicado no dia 5 de agosto

 O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Nacional será aplicado no dia 5 de agosto em todo o país para as pessoas que buscam os diplomas dos ensinos fundamental e médio. O edital com as regras do exame foi publicado nesta quarta-feira (14).

O exame oferece certificação para as pessoas que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. Até 2016, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também tinha essa função, mas desde o ano passado as provas foram desagregadas.

As inscrições serão realizadas das 10h do dia 16 de abril até as 23h59 do dia 27 de abril, pelo site do programa (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja).

A participação no exame é voluntária e gratuita, destinada aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização da prova, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos completos na data de realização do exame, para o ensino médio.

Como funciona o Encceja

O Encceja é realizado todos os anos pelo Inep para estudantes jovens e adultos que não concluíram as etapas da educação básica na idade regular. Ele tem várias modalidades e oferece dois tipos de habilitação: a do ensino fundamental e a do ensino médio. Semelhante ao Enem, ele tem quatro provas objetivas e uma redação, mas é aplicado em um único dia, de manhã e à tarde.

Ensino fundamental

Turno matutino: 9h às 13h

  • Prova I: ciências naturais
  • Prova II: matemática

Turno vespertino: 15h30 às 20h30

  • Prova III: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física e redação
  • Prova IV: história e geografia

Ensino médio

Turno matutino: 9h às 13h

  • Prova I: ciências da natureza e suas tecnologias
  • Prova II: matemática e suas tecnologias

Turno vespertino: 15h30 às 20h30

  • Prova III: linguagens e códigos e duas tecnologias e redação
  • Prova IV: ciências humanas e suas tecnologias

No dia do exame, os portões de acesso serão abertos às 8h e fechados às 8h45 para as provas do período matutino, e abertos às 14h30 e fechados às 15h15 para as provas aplicadas no turno vespertino, de acordo com o horário de Brasília.

Os gabaritos das provas objetivas serão dibulgados até o 10º dia útila seguinte ao dia da realização do exame, de acordo com o edital.

Além de ser realizado no formato conhecido como Encceja Nacional, para qualquer adulto que cumpra os requisitos, o Encceja também é aplicado para pessoas privadas de liberdade e para brasileiros no exterior. Estas datas ainda não foram divulgadas.