Secretaria Estadual reforça importância de vacinação nos Municípios, contra febre amarela

A Secretaria da Saúde (SES) reforçou, nesta sexta-feira (9), a importância de vacinação contra a febre amarela no Rio Grande do Sul. O alerta foi feito pelo secretário João Gabbardo dos Reis durante reunião para atualizar os casos dessa doença e da dengue, chikungunya e zika (transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti). A vigilância é feita pelo Comitê de Monitoramento em Saúde Pública, que reúne órgãos e entidades ligados à saúde.

Na ocasião, Gabbardo relembrou o segundo caso importado de febre amarela registrado no estado, divulgado na terça-feira (6).

A SES recomenda que a população mantenha atualizada a vacinação contra a doença, prioritariamente para quem circula ou mora em áreas de matas ou tem previsão de viagem para esses lugares, dentro ou fora do RS. Quem já tomou ao menos uma dose tem imunização suficiente para toda a vida, pois a vacina deixou de ter validade de 10 anos, passando a ser dose única.

Histórico

O RS não apresentava casos confirmados de febre amarela desde 2010, quando foi registrado o último importado. Casos autóctones (contraídos dentro do estado) não são confirmados desde 2009. O Brasil confirmou 846 casos e 260 óbitos no período de 1º julho de 2017 a 6 de março deste ano, distribuídos em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal.

Dengue, Chikungunya e Zika

Gabbardo também abordou a situação das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Com apenas um caso (importado, em residente de Teutônia), a dengue apresenta nas primeiras nove semanas do ano (até 3 de março) uma redução significativa em relação aos anos anteriores, quando no mesmo período já haviam sido confirmados 9 casos em 2017 e 541 em 2016. Até o momento, Zika e Chikungunya não apresentam casos confirmados. Mais informações (até a semana epidemiológica 9), estão no Informativo Epidemiológico.