Brasil tem segunda maior frota de aviação aérea agrícola do mundo, revela pesquisa
A frota brasileira de aviação agrícola contava, em 2017, com 2.115 aeronaves, 1,5% a mais que em 2016. Nos últimos dez anos, o crescimento foi de 46,2%. Com esse número, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, que têm 3,6 mil aeronaves agrícolas, segundo as Agência Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês). Os dados foram apresentados pelo Sindicato Nacional das Empresas e Aviação Agrícola, após reunir informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Do total de aeronaves, 2.108 são aviões e sete são helicópteros. Mato Grosso é o estado com a maior frota: 464 aeronaves registradas, seguido pelo Rio Grande do Sul, com 427 aviões, e São Paulo em terceiro, com 312 aeronaves. Minas Gerais foi o que teve o maior crescimento (15,5 %), passando de 71 aeronaves em 2016 para 82 no ano passado.
A frota aeroagrícola é usada na aplicação de fertilizantes, na semeadura e no trato das plantações. Elas também facilitam a aplicação de produtos químicos e podem auxiliar no combate à incêndios.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do Sindicato Nacional das Empresas e Aviação Agrícola