“Fraternidade e a superação da violência” este é o Tema da Campanha da Fraternidade 2018

A abertura da Campanha da Fraternidade 2018 (CF2018), que traz o tema “Fraternidade e a superação da violência” e o lema “Vós são todos irmãos” (Mt 23, 8), será aberta no próximo dia 14, quarta-feira de Cinzas.

Com o tema “Fraternidade e a superação da violência”, a Igreja proclama que a violência é um mal, é inaceitável como solução para os problemas e não é digna do homem. “A violência é mentira que se opõe à verdade da nossa fé, à verdade da nossa humanidade. A violência destrói o que ambiciona defender: a dignidade, a vida, a liberdade dos seres humanos”. (continua abaixo da publicidade)

Quanto ao lema “Vós sois todos irmãos” busca resgatar o sentido da Fraternidade dos povos, somos todos irmãos e irmãs, filhos de um mesmo Pai, por isso iluminados pelo Evangelho do Reino somos chamados a não violência.

Desta forma, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida todos os homens e mulheres de boa vontade para percorrer o caminho da superação da violência crescente em todos os níveis. Violência de morte, de abuso de poder, de descarte da pessoa, de quebra de relações de confiança, de degradação da família, de ganância e corrupção, de marginalização da infância e da adolescência.

A CF é uma atividade ampla de evangelização, intensificada na Quaresma (quarenta dias entre a quarta-feira de Cinzas e a semana santa/Páscoa) para ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a viverem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da igreja e a transformação da sociedade, a partir de problemas específicos, tratados à luz do Projeto de Deus.