Sartori deve entrar com ação no STF para vender estatais
O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB), deverá ingressar em breve com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal, Ele irá questionar a legalidade da Emenda Constitucional que determina a realização de consulta plebiscitária à população sobre a venda de estatais pelo Poder Executivo.
A ação está pronta para ingressar no STF, após estudo jurídico feito pela Procuradoria-Geral do Estado. De acordo com procurador Euzébio Ruschel, a ação está finalizada e só aguarda a autorização do governador para ser protocolada no STF.
Com uma base aliada formada por oito partidos no início de governo, desidratada com a aproximação das eleições, Sartori e seus estrategistas imaginaram que sairiam vitoriosos das votações dos últimos três dias no Legislativo. A ideia era aprovar uma dispensa de consultas à população sobre as vendas de Sulgás, CEEE e CRM, mas as manobras da oposição impediram que o tema fosse votado.
O governador criticou o “radicalismo” da oposição e citou projetos que os deputados que não integram a base governista votou contra ou não compareceu à sessão. “Uma oposição radical, que causou parte da crise que está aqui”, disse. “Não ajudou em nada a saída (da crise).”