IBGE já recenseou 2.345 estabelecimentos agropecuários em Cachoeira

Ao final do penúltimo mês de coleta do Censo Agropecuário 2017, o IBGE já recenseou 2.345 estabelecimentos agropecuários no município de Cachoeira do Sul. O Instituto trabalha para concluir a coleta até o próximo dia 28 de fevereiro. Em 2006, haviam 3.341 estabelecimentos agropecuários no município.

Até o dia 29 de janeiro, 81,5% da Lista Prévia do Censo Agropecuário 2017 já havia sido trabalhada pelos recenseadores do IBGE na região da Agência de Cachoeira do Sul, composta por 14 municípios. Em Cachoeira do Sul, 80,7% da Lista prévia já foi trabalhada. A Lista Prévia é formada por endereços georreferenciados do Censo Agropecuário de 2006 e do Censo Demográfico de 2010. Os endereços da lista são confirmados ou excluídos pelos recenseadores e novos endereços podem ser incluídos.

Luís Eduardo Puchalski, coordenador operacional do Censo Agropecuário no Estado, ressalta que estabelecimento agropecuário não é um sinônimo de propriedade rural: “é possível que se tenha mais de um estabelecimento agropecuário numa mesma propriedade rural ou se tenha um estabelecimento agropecuário cuja exploração ocorra integralmente em terras de terceiros, arrendadas, por exemplo”, explica.

Agropecuária representa 27,1% do PIB de Cachoeira do Sul

Segundo dados mais recentes do IBGE, relativos ao Produto Interno Bruto dos Municípios em 2015, a agropecuária representa 27,1% no valor do PIB dCachoeira do Sul, excluindo os valores adicionados bruto de administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social. Na região da Agência do IBGE de Cachoeira do Sul, o município que agropecuária tem maior participação no PIB é Lagoa Bonita do Sul com 75,32%. A participação da agropecuária na região é de 35,7%.

Identificação dos recenseadores

Os recenseadores estão sempre identificados com colete, boné e crachá e portam dispositivo móvel de coleta (um smartphone) para o registro dos dados coletados. Consultas sobre a identidade dos recenseadores poderão ser feitas pelos sites www.respondendo.ibge.gov.br e censos.ibge.gov.br/agro ou ainda pelo telefone 0800 721 8181. Todos os dados informados ao Censo são protegidos por legislação que garante o sigilo em relação às informações prestadas ao recenseador. Os dados são utilizados exclusivamente para a produção de estatísticas.

Agência do IBGE em Cachoeira do Sul

A Agência do IBGE em Cachoeira do Sul tem, sob sua jurisdição, 14 municípios. São eles: Arroio do Tigre, Cachoeira do Sul, Candelária, Cerro Branco, Estrela Velha, Ibarama, Lagoa Bonita do Sul, Lagoão, Novo Cabrais, Paraíso do Sul, Passa Sete, Segredo, Sobradinho e Tunas. A agência do IBGE em Cachoeira do Sul está localizada na Rua General Portinho, 2021 – Salas 108/109, Bairro Augusta. O telefone de contato da Agência é o (51)3722-3001.