Desmoronamento de cabeceira de ponte afeta trânsito na RSC 287

Uma ponte sobre o Arroio Plumbs, na RSC-287, divisa entre Vera Cruz e Vale do Sol, passa por reparos emergenciais nesta terça-feira, 23. O motivo é o desmoronamento de parte da cabeceira por conta das chuvas dos últimos dias. As obras deixam o trânsito em meia pista no quilômetro 120 e o local chegou a ficar interditado durante parte da manhã para avaliação da estrutura.

Conforme o engenheiro da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), Luis Fernando Vanacor, será feito um reforço na saia do aterro da ponte. No local, equipes devem trabalhar durante todo o dia para colocar pedras que devem estabilizar a erosão. A movimentação de máquinas e operários pode causar novas interrupções no trânsito.

O engenheiro garante que a erosão não causa riscos para a segurança dos motoristas e afirma que os trabalhos estão sendo executados de maneira preventiva. Uma equipe do Pelotão Rodoviário da Brigada Militar orienta os motoristas que passam pelo trecho.

OBRAS

A EGR, em parceria com a Secretaria Estadual de Transportes, iniciou há uma semana o reforço da estrutura de fundação da ponte. No entanto, por causa das chuvas, o local foi afetado pelo desmoronamento. A necessidade da execução da manutenção foi apontada após inspeções realizadas nas pontes existentes nos trechos em que a EGR administra. A previsão é de que as obras durem dois meses.